Prefeitura beneficia milhares de mulheres com ação em alusão ao Outubro Rosa

publicado: 20/10/2023 20h03

Consultas médicas ginecológicas, ultrassom de mama e mamografia foram alguns dos diversos atendimentos oferecidos no mutirão

Nessa quinta-feira, 19, a Prefeitura de Parauapebas promoveu um mutirão de atendimentos na Policlínica Municipal e nas unidades básicas de saúde em celebração ao Outubro Rosa – campanha que busca conscientizar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O evento contou com mais de 1.500 atendimentos e teve o objetivo facilitar o acesso aos serviços de saúde voltados para as mulheres.

Na Policlínica Municipal, os médicos especializados ofereceram consultas ginecológicas, além de fornecerem orientações sobre saúde feminina, prevenção de doenças e a importância de exames periódicos. Também foi realizada a coleta de material para o exame Preventivo do Câncer do Colo do Útero (PCCU), ultrassom vaginal, ultrassom de mama, dentre outros. Além disso, foram disponibilizadas vacinas, testes rápidos para detecção de doenças, como sífilis, HIV e hepatites virais, possibilitando um diagnóstico precoce e tratamento imediato.

O vice-prefeito de Parauapebas, João Trindade, parabenizou todos os servidores envolvidos e também as pessoas voluntárias pelo belo mutirão, que proporcionou atendimento de boa qualidade para as mulheres da região. “Gostaria de expressar minha mais profunda gratidão por cada um que dedicou seu tempo nesta linda ação. É graças ao esforço coletivo de cada um que muitas mulheres tiveram a oportunidade de realizar seus exames”, destaca.

Nas unidades básicas de saúde da zona urbana e rural, a coleta de material para o exame Preventivo do Câncer do Colo do Útero também foi realizada. Uma das beneficiadas pelo mutirão foi a senhora Sônia Barros, que expressou sua satisfação com o bom atendimento e a agilidade da equipe em realizar todos os exames necessários. “Eu fiquei sabendo da ação e como já tinha os exames, trouxe para mostrar para o médico”, comenta.

O Outubro Rosa é de extrema importância para conscientizar mulheres sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha alerta para a importância de realizar o autoexame e ir regularmente ao médico para a realização de exames de rotina, contribuindo para a detecção da doença em estágios iniciais, o que aumenta significativamente as chances de cura.

Maria de Fátima, outra moradora da região, também aproveitou o mutirão para atualizar seus exames ginecológicos. “Fui muito bem atendida! Vim fazer o exame de PCCU e transvaginal e já estou com o resultado em mãos”, celebra a aposentada.

Segundo o secretário de Saúde de Parauapebas, Alan Palha, o mutirão foi de extrema importância, levando atendimentos ginecológicos de qualidade para diversas mulheres da região. “É com alegria e satisfação que realizamos essa importante ação. Mais de 1.500 mulheres tiveram a oportunidade de atualizar seus exames preventivos e este é o nosso compromisso diante de uma pasta tão sensível quanto a saúde”, ressalta.

Além dos atendimentos de saúde, o mutirão também disponibilizou atendimento jurídico, emissão de documentos e cuidados com os cabelos, abrangendo diversas necessidades das mulheres da comunidade.

Texto: Luciana Queiroz

Fotos: Natalia Castro