Desenvolve 2030

Prefeitura acelera investimentos no Polo Industrial de Parauapebas

Na quinta-feira, 27, foram anunciadas a regularização fundiária, a implantação do sistema de abastecimento de água na área e segurança para o local. Além disso, duplicação da PA-160 deve iniciar ainda este ano.

publicado: 28/04/2022 16h44

Localizado em área estratégica de Parauapebas, por ficar entre os projetos de mineração da região, o Polo Industrial do município está sendo preparado para gerar cerca de cinco mil empregos dentro de dois ou três anos. Atualmente, 1,8 mil pessoas trabalham no local.

Para alcançar essa meta na geração de emprego e ainda fortalecer a economia de Parauapebas, a prefeitura tem acelerado melhorias no distrito para atrair novas empresas de médio e grande portes, num trabalho que compete à Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Seden).

Na quarta-feira, 27, novas melhorias foram anunciadas num evento com a participação de autoridades municipais, empresários e universitários: a regularização fundiária do polo; a implantação do sistema de abastecimento de água, com assinatura da ordem de serviço pelo prefeito Darci Lermen, presente no evento; e a expansão tecnológica na área.

“Hoje, a gente dá um passo importante para mais e novas melhorias na infraestrutura do distrito, oferecendo qualidade para as empresas já instaladas e que virão se instalar”, disse o secretário de Desenvolvimento, Mariano Junior.

E tem aumentado o interesse de empresários pelo Polo Industrial, que em dezembro irá completar 16 anos de criação. No evento, duas empresas – Pinheiro Sereni Engenharia e LPA Locação de Equipamentos – assinaram o termo de interesse de instalação no distrito. Outras sete empresas estão em processo administrativo, para instalação, e aproximadamente dez estão na fila de espera.

“A gente está com muita garra, com muito ânimo e acreditando no Distrito Industrial”, disse o empresário Marco Aurélio Sacenti, após assinar o compromisso de instalação.

Investimentos na logística

E a fila de interessados pelo distrito tende a aumentar ainda mais depois dos anúncios feitos pelo prefeito Darci Lermen ao se pronunciar no evento. Uma das obras mais esperadas, a duplicação da PA-160, decisiva para o escoamento da produção, está sendo preparada para começar até o final deste ano.

“Estamos preparando a logística para essa região, como a duplicação da estrada entre Parauapebas e Canaã dos Carajás; a abertura do asfalto da região da Transcanadá – saindo lá do Curitibano – para o projeto Onça-Puma, que também é no município de Parauapebas, bem como o Governo do Estado está trabalhando também a rodovia para chegar no Pontão”, pontuou o prefeito.

Diante da reivindicação do vereador Josivaldo da Farmácia em torno da segurança no polo industrial, Darci Lermen autorizou a Seden a preparar processo para contratação de empresa de vigilância para o distrito. “Precisamos dar condições para as empresas trabalharem tranquilamente até porque todo mundo ganha com isso: o município, a economia e os trabalhadores”, frisou o prefeito.

Experiência e otimismo

Primeiro empresário a se instalar no Polo Industrial, o atual presidente da Associação Comercial, Industrial e Serviços de Parauapebas (Acip), Leonardo Pinheiro, foi enfático: “Eu sempre acreditei no distrito. Fui a primeira empresa a receber a concessão. Estou com três empresas instaladas aqui no distrito, então não tem mais pessoa para acreditar no distrito do que eu”.

"Sempre acreditei no distrito"

Trabalhando há mais de uma década no polo, Leonardo Pinheiro aproveitou para fazer um convite aos empresários que ainda relutam em se instalar no Polo Industrial de Parauapebas: “Podem vir que agora realmente, de fato, as coisas vão acontecer aqui no distrito”.

Também participaram do evento no distrito o secretário especial de Governo, Wesley Cardoso; os vereadores Zacarias Assunção e Ivanaldo Braz; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Parauapebas, Euller Ronny; o professor Vicente Filho, da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra); o coordenador do Polo, Adahilton Junior; e o diretor de Desenvolvimento da Seden, Max Alves.

Texto: Hanny Amoras
Fotos: Elienai Araújo