Prefeito Aurélio Goiano toma posse em sessão solene na Câmara Municipal de Parauapebas

publicado: 01/01/2025 18h18

Além do prefeito, o vice e mais 17 vereadores vão comandar o Legislativo municipal por quatro anos

Na manhã desta quarta-feira, 1º, ocorreu a sessão solene de posse dos eleitos na Câmara Municipal de Parauapebas. Um grande público compareceu dentro da casa de leis, localizada no Bairro Beira Rio, além das pessoas que acompanharam através de um telão colocado do lado de fora. A sessão teve a finalidade de dar posse ao prefeito, Aurélio Goiano, e ao vice-prefeito, Chico das Cortinas e aos 17 vereadores eleitos nas eleições do dia 06 de outubro de 2024.

O vereador com mais votos, Michel Carteiro, foi quem presidiu a sessão solene, que iniciou com os hinos nacional, do Pará e de Parauapebas. Logo após, foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem ao ex-vereador Marcelo Parcerinho, que faleceu na véspera das eleições. Antes de iniciar os trabalhos, o Padre Hudson Rodrigues, da Paróquia Cristo Rei, deixou uma mensagem de fé.

“É um motivo de esperança, de motivação e de também acreditar naqueles que foram eleitos democraticamente. Rogar a Deus as bênçãos e o direcionamento a cada um deles, sejam os nossos vereadores, seja o prefeito. Para nós é um momento de fé e de acreditar neles. Dizer que estamos juntos e unidos por uma Parauapebas cada vez melhor. E que Deus abençoe a nossa cidade, a nossa gente e os nossos governantes”, desejou Padre Hudson.

Após a palavra de fé, os vereadores fizeram juramento e foram empossados em seus cargos. O momento marcante da posse do prefeito Aurélio Goiano e de seu vice, Chico das Cortinas, foi quando o vereador Zé da Lata, que é pai de Aurélio, entregou a faixa de prefeito para o seu filho, que vai comandar o executivo municipal por quatro anos. O momento familiar mexeu com emocional de Aurélio Goiano.

“Para mim, foi uma honra muito grande em ter o meu pai aqui nessa casa que eu passei quatro anos, mostrando para esse povo que essa comunidade merecia muito mais, e eu tenho certeza que o cara que me formou, que me orientou, que me colocou como prefeito em sua doutrina, o Zé da Lata, vocês terão um prefeito diferenciado. É um prazer enorme receber do meu pai essa faixa e isso ficará guardado em um momento de honra para nossa família por muito tempo”, declarou emocionado Aurélio Goiano.

Em seguida, todos os vereadores eleitos, o prefeito e seu vice, tiveram a oportunidade de discursar e agradecer pelo momento ímpar de comandar a cidade de Parauapebas. Aurélio Goiano e Chico das Cortinas obtiveram 92.073 votos, 58,52% dos votos válidos (dados a todos os candidatos). O vice, Chico das Cortinas, que já foi prefeito do município, volta com esperança de comandar a cidade por mais quatro anos.

“É uma satisfação voltar após 31 anos, agora, como vice-prefeito de um homem corajoso, é o que eu vejo nele, me sinto honrado por isso e só tenho gratidão a Deus. As minhas qualidades que me trouxeram de novo e podem contar comigo e com prefeito Aurélio Goiano”, disse Chico.

Aurélio Goiano que foi à sessão solene de chapéu country e de sua inseparável bandeira do Brasil, promete fazer uma grande gestão em prol da cidade de Parauapebas. Assim que entrou na câmara, o novo gestor foi muito aplaudido pela população que acompanhou de perto a posse.

“A ficha ainda não caiu e eu quero esse sentimento de ela não cair mesmo. Como eu já disse, sou o prefeito durante esses quatro anos. A minha palavra para a população de Parauapebas é gratidão. Podem ter certeza que vocês terão um funcionário de chegar primeiro e ser o último a ir embora. Eu, graças a Deus, não tenho dificuldades de trabalhar e nós iremos trazer dignidade para esse povo. Contem comigo”, afirmou Aurélio.

Em seguida, os 17 vereadores elegeram e deram posse à sua mesa diretora para o biênio 2025-2026. O vereador Anderson Moratório foi eleito o novo presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, onde obteve 16 votos. A mesa será composta ainda por Michel Carteiro, sendo o vice-presidente e com Érica Ribeiro, Graciele Brito e Zé da Lata assumindo como secretários (primeiro, segundo e terceiro, respectivamente). “É uma honra e uma responsabilidade muito grande ser eleito por essa casa”, avalia Anderson Moratório.

Reportagem: Fábio Relvas

Fotos: Fábio Dub

Assessoria de Comunicação / PMP 2025