Pré-conferências de cultura são realizadas nos bairros com o tema “Democracia e Direitos Culturais”

publicado: 20/10/2023 11h04

Com o tema “Democracia e Direitos Culturais”, as pré-conferências de cultura iniciaram nessa quarta-feira, 18, no Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC), dedicando-se ao resgate de fazedores de cultura com todas as comunidades de bairros do município.

As plenárias são realizadas pelo Conselho Municipal de Cultura, em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

Com o objetivo de descentralizar as ações culturais, os encontros iniciam os debates que irão compor a pauta da VII Conferência Municipal de Política Cultural, no dia 30 deste mês.

No primeiro debate no CDC, o titular da Secult, Renan Barcelos, dialogou com os participantes sobre os anseios de cada classe cultural. “Queremos fortalecer as políticas públicas de Cultura, estreitando a gestão com a comunidade e agregar os fazedores de cultura de todas as comunidades e linguagens do município”, diz Renan.

Com o tema geral da VIII Conferência, “Democracia e Direitos Culturais”, cada um dos 20 encontros que acontecerão nos bairros será dedicado à formulação de propostas nos seguintes eixos:

Institucionalização e Marcos Legais da Cultura; Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural e Territórios Culturais; Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

“Que bom que nós estamos reunidos novamente no CDC, discutindo os seis eixos que vão permear essas pré-conferências em todos os bairros com os fazedores de cultura no município. Isso fortalece essa classe que tem um papel importante na vida da comunidade”, fala Cristiano Serqueira, artista.

De cada etapa da pré-conferência, serão escolhidas propostas para pautar os debates da conferência e a partir dessas propostas, caberá à Conferência Municipal eleger as questões, proposições e delegados para a IV Conferência Estadual de Cultura.

Texto e fotos: Cléo Lopes

Prefeitura de Parauapebas