O espaço foi construído na rua Belém, entre as ruas 8 e 11, no bairro Primavera, conta com palco, academia, quiosques, pista de caminhada e quadra de esportes e a partir de agora é denominado Praça dos Pioneiros.
“É um momento de comemoração em que a gente lembra aquelas pessoas que abriram caminho, que abriram a picada, que fizeram as primeiras casas aqui neste local, então lembrar toda a história deles, tudo aquilo que passou na cabeça de cada um, certamente aqui, cada pioneiro tem uma história linda para contar”, relata o prefeito Darci Lermen.
O evento teve a ilustre presença de Breno Augusto dos Santos, o geólogo que descobriu a mina de ferro da Serra dos Carajás, em 1967. “Para quem conheceu essa região sem nada e de repente ver tudo que os pioneiros e vocês estão construindo é uma emoção muito grande. Em nenhum lugar eu sou tratado com tanto carinho no Brasil e no mundo como eu sou tratado aqui, e por isso é que as minhas cinzas vão ficar aqui na Floresta Nacional de Carajás”, declarou Breno.
Deibison Rodrigues, que chegou aqui no município na década de 80, é o presidente do grupo de Pioneiros de Parauapebas. “Eu estou muito feliz, não foi fácil lutar por esta praça. Nós temos uma comissão, uma comissão muito boa que lutou, correu atrás e hoje nós temos nosso sonho realizado”, celebra Deibison.
Já Rose Valente, integrante da Comissão dos Pioneiros, destaca: “É muito legal quando você tem uma forma de preservar a história, preservar todo um patrimônio cultural através destes pioneiros, que estão aí, que são história viva do município. Eu convido toda população que quiser ouvir bastante história boa, venha aqui na Praça”.
Em breve, o grupo vai promover atividades culturais no espaço.
Texto: Andréa Reis
Fotos: Orion Rodrigues
Assessoria de Comunicação/PMP