População recebe nova ponte da Rua Santa Catarina no Bairro Liberdade 1

publicado: 17/02/2023 14h36

Nova estrutura mede o dobro de tamanho da antiga, passando de 22 para 45 metros de comprimento por 11 largura

A ponte da Rua Santa Catarina, localizada bairro Liberdade 1, ganhou uma nova estrutura que visa evitar os alagamentos, antes constantes na região, além de garantir uma melhor trafegabilidade para quem passa no local. A obra foi entregue pela Prefeitura de Parauapebas, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), na tarde desta quinta-feira, 16.

“Entregamos a segunda ponte aqui do Liberdade. É o Prosap dando resultados extraordinários para a nossa comunidade. Aqui havia um grande problema de trânsito e, principalmente, um problema com as enchentes, e nós conseguimos enlarguecer o vão do Igarapé Ilha do Coco, fazendo com que a água possa chegar mais rapidamente ao Rio Parauapebas”, disse o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen.

Divisa entre os Bairros Liberdade 1 e União, a ponte possui o dobro de tamanho da anterior, passando a medir 45 metros de comprimento por 11 metros de largura, além de ter sido ajustada também à largura do canal que atualmente, possui, ao todo, 30 metros de largura.

Juntamente com a ponte da Rua Vinícius de Moraes, entregue pelo Prosap ainda no final de 2021, a nova estrutura da ponte da Santa Catarina integra o Sistema Viário da primeira etapa do Projeto de Recuperação e Revitalização do Igarapé Ilha do Coco, executado pelo Prosap.

Além da mudança no tamanho da estrutura física da ponte (largura e comprimento), a ponte da Rua Santa Catarina conta com sistema de iluminação com lâmpadas de led, pista para pedestres e ciclistas e sinalização adequada, contribuindo, assim, com a segurança de quem trafega pelo local. A obra também criou um espaço de convivência entre as duas pontes, na entrada do bairro.

Iniciada em junho de 2022, obra foi realizada em etapas, visando resguardar a segurança dos trabalhadores e da própria comunidade.

À frente do Prosap, o coordenador de Projetos Especiais, Captação de Recursos e Gestão de Convênios (COPEC) da Prefeitura, Cleverland Carvalho, fala da importância da reestruturação da ponte. “Estamos entregando mais uma obra que compõe todo o Sistema Viário do Igarapé Ilha do Coco. Nosso objetivo é melhorar a infraestrutura às margens do canal e evitar as recorrentes inundações nesses perímetros urbanos”, explicou.

Comunidade

Para o morador e comerciante da região, Ivan Oliveira, a obra vai atrair mais clientes para a sua loja e oficina de bicicletas. “O trânsito vai fluir melhor, a ponte ficou mais larga e mais bonita esteticamente. Como comerciante eu achei melhor ainda, a obra trouxe uma segurança a mais para nós”, falou agradecido.

“Agora está mais amplo e mais organizado, dando mais visibilidade ao local. Por onde o Prosap passa, realmente, a gente vê que ele deixa mesmo o ambiente mais bonito, fica tudo perfeito. Eu me sinto privilegiada”, enfatizou Deusilene Silva que possui um salão de beleza nas proximidades da nova ponte.

Texto: Nara Moura
Fotos: Felipe Borges