População do Tropical comemora “carro-pipa, nunca mais” e “essa casa é minha”

O evento realizado pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da secretaria de Habitação e do Saaep, reuniu os moradores que aguardavam ansiosos para celebrar a chegada da água na torneira e os títulos de propriedade.

publicado: 07/03/2025 21h47

Nem mesmo uma chuva, até propícia para a ocasião, impediu que a população do bairro Tropical comemorasse a chegada da água encanada e a entrega simbólica dos títulos definitivos de propriedade realizada nessa sexta-feira, 7. Com muita empolgação, entoaram gritos de “carro-pipa, nunca mais” e “essa casa agora é minha”. O avanço marca um momento histórico para a comunidade, que antes dependia do abastecimento por caminhões-pipa e passa a contar com um sistema de distribuição regular de água tratada.

O diretor-executivo do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep), Erikson Nunes, destacou que levar água nas torneiras da população continua sendo uma das principais metas da gestão. “Antes, os moradores não tinham um abastecimento digno. Estamos eliminando essa necessidade e investindo em interligações para levar água de qualidade à população”, afirmou.

Ele também anunciou que outros bairros serão beneficiados em breve. “Ainda este mês, inauguraremos melhorias no Jardim América e seguimos com frentes de trabalho nos bairros Liberdade, Paraíso, Céu Azul, Parque das Nações II e Nova Carajás”, pontuou.

O prefeito Aurélio Goiano celebrou as conquistas e relembrou a época em que reivindicava melhorias para o abastecimento de água na cidade. “Falei muito sobre isso quando trabalhava na TV e na rádio. Em 60 dias de governo, acabamos com o carro-pipa no Tropical e parte do Ipiranga. Em breve, resolveremos também o problema do Vale do Sol. Nunca mais um morador do Tropical precisará pagar para encher uma caixa d’água”, garantiu.

Segurança jurídica para os moradores

A Secretaria de Habitação também proporcionou alegria aos moradores com a entrega simbólica dos primeiros títulos definitivos de propriedade. “Ao final do processo, mais de duas mil famílias do Tropical serão beneficiadas. Nosso trabalho continuará para atender comunidades de toda a cidade, como Vale do Sol, Ipiranga, União e Bairro da Paz”, contou o secretário de Habitação, Wilson Barros.

O evento simbolizou avanços significativos para os moradores do Tropical e reafirma o compromisso da gestão municipal em garantir qualidade de vida e direitos básicos para a população. “Estamos entregando os primeiros títulos definitivos para os moradores. Esse documento garante segurança jurídica para que possam bater no peito e dizer: ‘Essa casa é minha!’”, afirmou o prefeito.

A moradora Maria Augusta, que vive há sete anos no bairro, expressou a emoção ao receber água encanada em casa e o título de propriedade. “Eu só tenho gratidão a Deus e ao prefeito. Antes, dependíamos do carro-pipa, que muitas vezes demorava a passar. Era um caos. Agora, temos água na torneira e o documento da nossa casa. É felicidade pura”, comemorou.

Reportagem: Morgana Albuquerque
Fotos: Irisvelton Silva
Assessoria de Comunicação/PMP – 2025