População aderiu ao “Dia D” de vacinação contra Influenza e Tríplice Viral

publicado: 03/05/2022 15h07

Atenção, a segunda etapa já começou

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu neste último sábado, 30, o “Dia D” de vacinação contra Influenza e Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola). O público-alvo para a vacina da influenza foram os profissionais da saúde, idosos e crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Já a vacina contra a tríplice viral foi destinada aos profissionais da saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos.
O numero de idosos vacinados com a vacina da influenza até a presente data é de 3.497. Profissionais de saúde são: 2.144 e crianças de 6 meses a menores de 5 anos são: 725.
Todas as 24 unidades básicas de saúde do município permanecem aplicando as doses das vacinas contra influenza e tríplice viral.
Para se vacinar é necessário que o munícipe esteja munido da caderneta de vacinação, cartão do SUS e documento oficial com foto.
A segunda etapa da campanha já iniciou e vai do dia 02/05 a 03/06, com o público-alvo sendo:crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias);
Gestantes e puérperas;
Povos indígenas;
Trabalhadores da saúde;
Idosos com 60 anos e mais;
Professores das escolas públicas e privadas;
Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
Pessoas com deficiência permanente; Profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas;
Caminhoneiros;
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
Trabalhadores portuários;
Funcionários do sistema prisional;
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
População privada de liberdade.

A vacina contra o Sarampo continua para crianças de 6 meses a menores de 5 anos e profissionais de saúde
A meta do Ministério da Saúde é imunizar cerca de 76,5 milhões de pessoas até o dia 3 de junho, data prevista para encerramento da campanha. O objetivo é prevenir o surgimento de complicações decorrentes das doenças, para evitar novos óbitos e possível pressão sobre o sistema de saúde. Ao todo, o governo federal enviou mais de 80 milhões de doses do imunizante da gripe aos estados e ao Distrito Federal para a vacinação.

Prefeitura de Parauapebas