Plantio de 800 mudas marca o encerramento da 26ª Semana da Árvore em Parauapebas

publicado: 28/03/2022 12h10

Com várias ações ambientais, o evento chega ao fim com a iniciativa “Reflorestando o Morro dos Ventos”, levando conscientização e preservação ambiental à população.

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), promoveu entre os dias 21 e 26 de março, inúmeras atividades voltadas à conservação e à biodiversidade, como seminários, workshops, oficinas, feira sustentável, doação e plantio de mudas, apresentações lúdicas, trilhas ecológicas e outras atividades.

Com um público bem diversificado, entre alunos da rede pública e privada, empresas, Corpo de Bombeiros e outros visitantes, o evento foi um marco para a população de Parauapebas, que contou ainda com o lançamento do Drive-thru da Reciclagem, que arrecadou mais de duas mil garrafas pets coletadas.

Durante a programação da 26ª Semana da Árvore, os visitantes que estiveram no pátio do estacionamento da Semma, além de adquirirem conhecimentos sobre as riquezas naturais da flora e fauna de Carajás, também participaram de capacitações com objetivo na geração de renda e qualificação profissional de forma sustentável.

No último sábado, 26, colocando em prática o tema do evento “Bà Anodja – Preservar é preciso”, voluntários realizaram plantio de 800 mudas no Parque Natural Municipal Morro dos Ventos.

A parceria entre as secretarias envolvidas no evento, mostra a sinergia e marca do governo municipal, com foco na geração de renda e na sustentabilidade como, por exemplo, estandes expositores que mostram as iniciativas apoiadas pela prefeitura.

Para a bioartesã, Marlene Rocha, foi um momento memorável. Para ela, além da troca de conhecimento, foi possível aprender muita coisa e ainda trabalhar.

“Poder sair de casa, vender minhas peças, participar de algumas oficinas e adquirindo conhecimento é muito gratificante, como também apresentar as nossas biojoias e compartilhar o ensinamento de que Carajás vai muito além de floresta – nossas sementes, também são nossas riquezas”, explica Marlene.

“A semana toda desenvolvemos atividades com esse objetivo, de preservação da natureza. É preciso conscientizar as futuras gerações e fazer o que está ao nosso alcance”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente, Sávio Santiago.

Texto: Nívea Lima

Foto: Renato Resende