Com foco na construção de indicadores e planos de trabalho, capacitação reúne mais de 70 profissionais para fortalecer a cultura de planejamento estratégico e preparar o município para novos desafios de governança.

Está sendo realizada, nesta quarta (21) e quinta-feira (22), no auditório da Coordenadoria de Treinamentos e Recursos Humanos (CTRH), uma capacitação em Planejamento Estratégico com foco na construção de indicadores de desempenho e plano de trabalho. A formação é destinada a mais de 70 servidores da Prefeitura de Parauapebas, abrangendo técnicos e gestores de todas as secretarias.
Com o tema “Planejar para Transformar”, a capacitação é uma iniciativa do Comitê de Aplicação do Instrumento de Maturidade de Governança e Gestão, coordenado pela Coordenadoria de Projetos Especiais, Captação de Recursos e Gestão de Convênios (Copec), em parceria com a CTRH. A ação visa consolidar a cultura de planejamento estratégico no município e implantar um sistema de medição de desempenho que otimize recursos, identifique gargalos e promova mais transparência à gestão pública.


Segundo a coordenadora da CTRH, Juliana Câmara, a proposta é impulsionar a inovação no planejamento municipal. “Reunimos os técnicos de planejamento, os membros do comitê e representantes de todas as secretarias para atualizarmos nossa forma de planejar, com criatividade e foco na construção de indicadores que realmente ajudem a verificar as necessidades e promover soluções dentro da realidade de cada secretaria”.
O coordenador da Copec, Marksan Gomes, reforçou que a ação é essencial para fortalecer a gestão pública. “O intuito do evento é capacitar os servidores que fazem parte do comitê de governança. Convidamos também secretários e técnicos das pastas, com foco total na construção de indicadores. É um passo fundamental para alinhar nosso planejamento às exigências atuais e futuras”, destacou.


Uma das palestrantes da capacitação, a administradora Angélica Nunes, chamou a atenção para a urgência em implantar uma cultura de avaliação no serviço público. “Infelizmente, Parauapebas ainda não tem uma cultura de indicadores, e isso é algo gravíssimo. Quanto custa para a população o fato de não medirmos nossos resultados? É como um cego guiando outro cego. Eu estou aqui para ensinar, passo a passo, como construir indicadores baseados nas políticas públicas de cada secretaria. O objetivo é que eles consigam aplicar e, finalmente, a gestão possa acompanhar esses resultados”, enfatizou.
A analista de sistemas Eliene Paixão, que participa da formação, também ressaltou a importância da profissionalização contínua: “Essa capacitação é essencial para que possamos mensurar, medir e acompanhar nosso trabalho. Muitas vezes temos uma rotina estabelecida, mas falta esse ‘up’ na parte da avaliação. Os indicadores nos ajudam a saber se estamos de fato alcançando os objetivos. Como servidores públicos, nosso trabalho precisa refletir diretamente na qualidade do serviço prestado ao cidadão”, comentou.


A implantação de indicadores de desempenho é uma exigência do instrumento de avaliação de Governança e Gestão do Governo Federal e precisa ser efetivada nos exercícios de 2025 e 2026. O cumprimento dessas metas permitirá que Parauapebas atinja a pontuação mínima necessária para facilitar o acesso a recursos federais e de convênios, ampliando a capacidade de investimento e eficiência da gestão municipal.
Reportagem: Luciana Queiroz
Fotos: Luciana Queiroz
Assessoria de Comunicação/PMP – 2025