Pista de bicicross recebe manutenção e instalação de iluminação para os pilotos

publicado: 11/03/2025 10h27

O espaço para treinamentos estava há mais de dois anos às escuras

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), vem proporcionando melhorias dentro do município para as práticas esportivas. Desta vez, a pista de bicicross, que fica localizada nas dependências do Ginásio Poliesportivo Islander Souza, no bairro Beira Rio, foi contemplada ganhando manutenção e recebendo instalação de iluminação. O espaço estava há mais de dois anos às escuras.

As melhorias da pista de bicicroos, que incluíram roçagem e pintura, tornaram o ambiente mais seguro e adequado para a prática do esporte, além de permitirem aos atletas treinamentos no período noturno, proporcionando uma competitividade maior dentro da modalidade para as disputas dentro e fora do estado. Atualmente, a Semel conta com pilotos dentro do Núcleo Esportivo de Parauapebas (NEP), que vai retornar com suas atividades a partir deste mês de março.

A cidade de Parauapebas tem atletas de ponta que participam de competições importantes da modalidade do bicicroos. Entre eles está Lucas Gaspar, que no Campeonato Brasileiro de BMX Racing, realizado em setembro de 2024, na pista municipal do Parque Olímpico do Cajuru, em Curitiba (PR), ficou em segundo lugar na classificação geral em sua categoria, Cruiser Men 25/29 anos.

“A restauração da iluminação na pista reacende novamente a nossa prática do bicicross no período noturno, com nossos atletas de base, que são as crianças e com nossos atletas adultos. Com certeza teremos mais tempo para treinar, pois tem muitos atletas que trabalham durante o dia, e com a restauração da iluminação nos traz a oportunidade de treinar na pista durante a noite, com mais segurança e uma bela visão dos obstáculos do circuito”, disse Lucas.

Em relação ao NEP, é um projeto do governo municipal que visa promover o desenvolvimento esportivo da comunidade, oferecendo diversas modalidades para crianças e adolescentes, proporcionando um ambiente saudável, educativo e de crescimento pessoal e profissional. Os alunos matriculados terão suporte de professores técnicos e qualificados em todas as áreas, em suas respectivas modalidades.

“Ficamos grato por essa melhoria em nossa pista de bicicross, que inclusive temos os atuais top 4º e top 2º melhores pilotos de suas categorias, e vários atletas com excelentes resultados nacionais em nossa cidade. Agradecemos a toda gestão da Secretaria de Esporte e Lazer pelo compromisso do esporte de Parauapebas”, finalizou Gaspar.

Reportagem: Fábio Relvas

Fotos: Luan Gabriel

Assessoria de Comunicação / PMP 2025