Pessoas com deficiência visitam trilha inclusiva no Dia da Árvore

Comemoração dupla nesta quinta-feira, 21. Como parte da programação da Semana de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência, cerca de 30 pessoas participaram da visita teste de uma trilha inclusiva na Floresta Nacional de Carajás.

publicado: 22/09/2023 10h51

Parceria entre a Prefeitura de Parauapebas, ICMBio e Vale viabilizou um Dia da Árvore incrível para um grupo de visitantes mobilizados pela Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência.

Foram quase quatro quilômetros de aventura no meio da floresta. “O percurso foi construído buscando manter ao máximo o relevo original, para permitir uma maior interação das pessoas com a situação real e ampliar a experiência do grupo com a natureza”, explica Germano Salustiano, gerente de Segurança Empresarial da Vale.

Alguns membros do grupo nunca tinham participado de uma trilha, outros resgataram memórias afetivas. “Eu não nasci com uma deficiência, eu me tornei deficiente. E na minha infância meu pai tinha uma terra que a gente sempre ia passar as férias lá, e naquela época tinha muita mata. Depois que eu me acidentei eu nunca consegui ter essa oportunidade de andar tão próximo da natureza. Eu nunca nem sonhei estar fazendo isso aqui de novo”, declarou emocionada Ivonete Macedo Rodrigues.

“É um dia muito especial, em 21 de setembro nós comemoramos o Dia Nacional de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Dia do Árvore em uma trilha que foi construída exclusivamente para nós. É uma trilha sensorial feita para deficientes visuais, onde tem placas com o nome das árvores em Braille para que o deficiente visual possa ler e o cadeirante pode ter acesso. A gente se sente muito feliz em estar em contato com a natureza. Eu quero parabenizar essa iniciativa, o apoio do ICMBio, da Secretaria de Meio Ambiente e de todos que contribuíram”, reforça Geová Botelho, coordenador da Comped.

André Luís Macedo Vieira Vasconcelos, chefe do Núcleo de Gestão Integrada do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) Carajás, destacou: “A Floresta Nacional de Carajás é uma área pública, ou seja, é uma área para toda a sociedade, e dentro desse contexto, nós temos a responsabilidade de criar as condições e infraestruturas necessárias para que as pessoas com deficiência também tenham acesso. Este é um evento teste que vai nos permitir, de forma participativa, realizar os ajustes necessários”, enfatiza André.

O trabalho foi realizado com empenho dos técnicos das Secretarias de Assistência Social e Meio Ambiente.

Texto: Andréa Reis

Fotos: Chico Souza