A ação foi intensificada no sábado, 22, no bairro Liberdade I e II, Guanabara e Cidade Jardim, com foco em garantir a segurança e fluidez do trânsito em toda a cidade.


Desde quinta-feira, 21 de fevereiro, o Patrulhão integrado de segurança em Parauapebas está nas ruas com o objetivo de garantir um trânsito mais seguro. A operação, realizada em conjunto com vários órgãos de segurança, visa coibir a circulação de veículos com documentos irregulares, condutores sem habilitação e veículos que não estejam com os equipamentos de segurança exigidos pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Institucional (Semsi), tem como objetivo combater roubos, acidentes e mortes no trânsito. A ação foi intensificada no sábado, 22, no bairro Liberdade I e II, Guanabara e Cidade Jardim, com foco em garantir a segurança e fluidez do trânsito em toda a cidade.
De acordo com o agente Paiva, adjunto do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte de Parauapebas (DMTT), a operação é uma missão conjunta entre a Guarda Municipal, DMTT, Polícia Militar e a Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb). Paiva ressaltou a importância da colaboração entre as entidades para garantir a fiscalização eficiente das vias e dos veículos.


“Estamos aqui para coibir a circulação de veículos irregulares, como aqueles sem placa ou condutores sem capacete. Quando não há essa interação entre as forças de segurança, aumentam os acidentes e as mortes no trânsito. Nosso papel é melhorar a fluidez das vias, retirando da rua pessoas não habilitadas e buscando a segurança de todos”, afirmou.
Rogério Carvalho, comandante da Guarda Municipal de Parauapebas (GMP), destacou que os acidentes no município têm ocorrido principalmente devido à imprudência e imperícia dos condutores. “A fiscalização tem como objetivo prevenir que as pessoas se coloquem em situações de risco e, assim, diminuir os índices de acidentes que têm aumentado na cidade”, afirmou Carvalho.
Hipólito Gomes, titular da Semsi, explicou que este é o primeiro Patrulhão desde a implantação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que reúne forças de segurança estadual e municipal. Segundo ele, as ações têm como finalidade trazer mais segurança, ordem e proteção aos cidadãos. “Não estamos nas ruas para amedrontar ninguém, mas sim para proporcionar uma sensação de segurança efetiva à população”, afirmou Gomes.
Durante os dias de operação, a ação transcorreu de forma tranquila, resultando em 131 abordagens realizadas, 54 notificações emitidas e 34 remoções, sendo 33 motocicletas e 1 bicicleta motorizada.
Reportagem: Ana Freitas
Fotos: Irisvelton Silva
Assessoria de Comunicação/PMP 2025