
A pista de caminhada do Complexo Turístico teve um brilho especial neste domingo, 30. O espaço, que diariamente recebe moradores para atividades físicas, ganhou um novo propósito ao reunir alunos, familiares e representantes da gestão municipal na Caminhada Passos que Salvam, iniciativa nacional do Hospital de Amor realizada em parceria com a Prefeitura de Parauapebas. A ação reforçou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, mobilizando a comunidade em defesa da saúde de crianças e adolescentes.
A atividade contou com a participação de estudantes das escolas Carlos Drummond e Carlos Henrique, além da presença da secretária municipal da Mulher, Beatriz Ramos, que esteve nas unidades escolares mobilizando as turmas infantil e infantojuvenil para participarem desse momento de sensibilização.
A secretária municipal de Educação, Maura Paulino, ressaltou a relevância da iniciativa para ampliar o entendimento das famílias e dos estudantes sobre o tema.“A prevenção salva vidas, e nossas crianças e adolescentes também precisam entender que podem ser vulneráveis. Esse momento foi muito importante. Agradeço a participação de toda a rede municipal de ensino”, destacou.
Para muitas famílias, a campanha representa acolhimento, cuidado e oportunidade de acesso à informação. Marqueline Rodrigues, mãe do João Miguel, de 10 anos, estudante do 5º ano da Escola Carlos Drummond, reforçou o valor da ação: “Acho muito importante essa caminhada. É um incentivo para os pais fazerem o check-up anual, que é fundamental. Só tenho a agradecer à Prefeitura por ajudar tantas crianças. Muitas famílias não têm condições, e esse apoio faz toda a diferença, principalmente para quem mais precisa”, afirmou.
Beatriz Ramos também destacou que a mobilização ocorre simultaneamente em mais de 300 cidades brasileiras, mostrando a força e o alcance da campanha.
“Hoje essa caminhada acontece em todo o Brasil. Nosso evento foi lindo e, graças a Deus, deu tudo certo. Muitas pessoas daqui já fazem tratamento no Hospital de Amor, em Barretos, por meio dessa parceria da Prefeitura. É fundamental alertar os pais: atenção redobrada com a saúde dos filhos. Quando o problema é descoberto precocemente, a chance de cura chega a 70%”, reforçou a secretária.
A Caminhada Passos que Salvam reafirma o compromisso do município com ações de prevenção, cuidado e promoção da saúde, levando informação às famílias e fortalecendo a rede de apoio às crianças e adolescentes de Parauapebas.




Reportagem: Rayssa Pajeú
Fotos: Afonso Martins
Assessoria de Comunicação / PMP 2025