Parque Morro dos Ventos avança em projeto de estruturação e regras de uso

O Parque Natural Municipal Morro dos Ventos (PNMMV) está passando por um importante processo de estruturação, que inclui melhorias em infraestrutura, segurança e organização para o público visitante.

publicado: 02/07/2025 11h16

Na terça-feira, 1, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realizou uma visita ao local, com a presença da secretária adjunta da Semma, Nívia Santos, da gerente de Unidades de Conservação Municipais, Priscila Leal, da arquiteta Lilia Lima do Prosap e do gestor da Coordenadoria de Assuntos Religiosos de Parauapebas, Pr. José Gerardo Teixeira.

De acordo com a secretária adjunta Nívia Santos, o objetivo foi avançar nas discussões sobre o projeto de estruturação do Parque, que inclui a revitalização da Praça da Bíblia, localizada dentro da unidade de conservação, além da implementação de melhorias que trarão mais segurança, organização e bem-estar aos visitantes.

A gerente de Unidades de Conservação Municipais da Semma, Priscila Leal, destacou que o PNMMV é uma Unidade de Conservação criada para proteger os recursos naturais existentes na área. Por ser classificada na categoria “Parque”, permite o desenvolvimento de atividades de uso indireto, como pesquisa científica, educação ambiental e ecoturismo. Segundo ela, a gestão municipal está trabalhando na reestruturação do espaço para que a população possa ter contato com a natureza, despertando o sentimento de pertencimento e contribuindo para a preservação da unidade.

Entre as ações previstas estão a definição de horários para visitação, regras de uso, manutenção da limpeza, e a exigência de autorização prévia para realização de eventos, entre outras medidas que visam garantir um ambiente agradável, seguro e sustentável para todos.

A estruturação do Parque Morro dos Ventos faz parte de um conjunto de iniciativas da Semma para promover o uso responsável das Unidades de Conservação Municipais, ampliando as oportunidades de contato da população com o meio ambiente, sempre com foco na conservação da biodiversidade local.

Texto: Amparo Borges
Fotos: Carleno Santos

Assessoria de Comunicação/PMP – 2025