Parque Maria Bonita será estruturado no segundo semestre com protagonismo da comunidade do Nova Carajás

publicado: 04/07/2025 20h58

 Projeto busca transformar o Parque Maria Bonita em referência de conservação com apoio direto da comunidade local

Na manhã desta sexta-feira (04), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) promoveu uma importante reunião com lideranças comunitárias, representantes de associações de bairro e moradores do Nova Carajás — população que vive no entorno do Parque Natural Municipal Maria Bonita.

O encontro teve como objetivo dialogar sobre o projeto de estruturação do parque, cuja implementação está prevista para o segundo semestre deste ano.

Durante a reunião, os gestores da Semma destacaram a importância do parque enquanto unidade de conservação e explicaram os princípios e legislações que regem essas áreas protegidas. O secretário de Meio Ambiente, Victor Braga, enfatizou: “A proposta é envolver ativamente a comunidade no processo de implantação e cuidado com o espaço, incentivando os moradores a se tornarem amigos e defensores do parque.”

As lideranças presentes receberam com entusiasmo as informações compartilhadas e demonstraram grande expectativa com a abertura do espaço. “A reunião foi muito produtiva. O Parque Municipal Maria Bonita deve se tornar um importante polo de turismo ecológico e educação ambiental. Vai promover o contato direto da população com a natureza e estimular o senso de pertencimento e responsabilidade ambiental. Todos só têm a ganhar — tanto a natureza quanto a comunidade”, destacou Nívia Santos, secretária adjunta da Semma.

Texto: Amparo Borges
Fotos: Carleno Santos
Assessoria de Comunicação/PMP 202
5