
A Prefeitura Municipal de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está em Belém cumprindo uma série de agendas estratégicas com órgãos estaduais que visam fortalecer e ampliar a rede pública de saúde do município.
Como parte dessa articulação, o secretário municipal de Saúde, Luiz Veloso, e o chefe de gabinete, Janderson Rodrigues, reuniram-se com o presidente da Santa Casa de Misericórdia do Pará, Bruno Carmona, que se colocou à disposição para aumentar a capacidade de atendimento de casos de maior complexidade oriundos de Parauapebas.


A comitiva também foi recebida pela secretária de Estado de Saúde, Dra. Ivete Gadelha Vaz, para discutir os próximos passos do processo de regionalização do Hospital Geral de Parauapebas (HGP) — uma iniciativa que avança em parceria direta com o Governo do Estado e promete transformar a unidade em referência regional.
“A aproximação com as autoridades estaduais reforça o compromisso da gestão municipal em humanizar o atendimento e assegurar que o SUS seja, de fato, para todos e com todos”, destacou o secretário Luiz Veloso.
Outra reunião na Sespa, dessa vez com o GT de Controle e Avaliação da Gestão dos Hospitais Metropolitano e Regionais ocorreu nesta sexta-feira, 5, com o objetivo de checar dos os itens de responsabilidade do município para dar continuidade ao processo de regionalização do HGP.



E finalizando a agenda na capital, o encontro foi com Lucineide Barbosa, presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Pará (COSEMS-PA). A presidente apresentou as instalações e toda estrutura de apoio à Parauapebas. “Sinta-se acolhido, estamos aqui para fortalecer os municípios do nosso estado, e juntos fazermos uma saúde mais forte”, ressaltou.
Essas ações integram o plano da gestão municipal de levar mais qualidade de vida à população, com foco em acesso, eficiência e cuidado integral.
É a Prefeitura de Parauapebas trabalhando para transformar, cada vez mais, a saúde pública em benefício de todos os cidadãos.
Assessoria de Comunicação/PMP 2025