Parauapebas terá assessoria do Itaú Social para implementação do Plano Estratégico da Educação

publicado: 15/12/2021 08h49

Acordo entre a Prefeitura e Itaú Social oferece formação, monitoramento e avaliação da gestão municipal na educação

Parauapebas está entre os sete municípios do Brasil que receberão assessoria do Itaú Social, até 2024, para implementação do Plano Estratégico da Educação do  programa Melhoria da Educação.

A parceria foi celebrada com a assinatura do Acordo de Cooperação firmado entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e a Fundação Itaú Social.  O ato foi realizado no encontro final do Programa Melhoria da Educação 2021, que contou com a participação de todos os membros do Comitê Gestor do Plano Estratégico da Educação e dos Coordenadores das Tecnologias Educacionais.

“Estamos muito felizes, pois é um marco histórico para o município, pela primeira vez elaboramos um plano estratégico a partir dessa parceria com o Itaú Social e também estamos garantindo formação continuada para os professores, diretores e os técnicos da secretaria, tudo isso visando a melhoria da educação em nosso município”, destacou o secretário de Educação, José Leal.

Os municípios foram selecionados por meio de edital público que contou com 204 inscritos.  A consultoria envolve processos formativos de qualificação, apoio técnico para formulação implementação e acompanhamento da política educacional e metodologias que auxiliarão a enfrentar os problemas identificados pelo planejamento.

“Essa é uma conquista de toda a equipe, que foi vencendo etapas. Nós estamos agora entre os sete municípios que estarão sob a orientação de um plano estratégico construído também nesse processo. É o primeiro  plano estratégico  desta secretaria e temos noventa e quatro ações para trabalharmos até dois mil e vinte e quatro”, explicou a coordenadora, Leila Lobato.

Agora, o próximo passo é a implantação das tecnologias educacionais e as formações com Cedac, instituição que irá desenvolver os conteúdos dentro da rede de educadores.

“Essa presença do Itaú Social no nosso município é fundamental, ela é estratégica para a construção de uma educação com mais qualidade. Estamos muitos felizes por esse momento, essa é mais uma possibilidade que temos de um futuro muito melhor da nossa educação”, afirmou o prefeito Darci Lermen.

Texto: Liliane Diniz

Fotos: Lucas Alves/Semed