Evento promove diálogo entre especialistas e comunidades em busca de estratégias para conservação da região de Carajás
Que tal uma experiência extraordinária que une conhecimento, natureza e cultura em um só espaço? É o que será oferecido no Congresso de Gestão do Conhecimento e Sociobiodiversidade das Áreas Protegidas de Carajás (CGBio), que será realizado em Parauapebas nos dias 8, 9 e 10 de novembro deste ano.
Realizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade em Carajás (ICMBio) com apoio da Prefeitura de Parauapebas e patrocínio da Vale S.A, o congresso promoverá o encontro de diversos atores e instituições para pensar em estratégias para a sustentabilidade do território.
“Estamos nos preparando para a Cop-30. E este momento é fundamental para darmos esse passo importante junto com o ICMBio na realização desse congresso, que é tão importante e necessário para a conservação do nosso meio ambiente”, comenta o prefeito Darci Lermen.
De acordo com o Técnico Ambiental do ICMBio, Wendelo Costa, Carajás é um território chave para a conservação da sociobiodiversidade amazônica. “Acreditamos que, ao unirmos esforços, conseguiremos influenciar positivamente a formulação de políticas públicas no âmbito socioambiental, resultando em benefícios baseados na sustentabilidade. É por isso que o CGBio se propõe a reunir povos e comunidades tradicionais, representantes do governo, estudantes, ambientalistas e agricultores para pensar em estratégias coletivas para a conservação da sociobiodiversidade de Carajás e da Amazônia”, relata.
Programação do CGBio
Com uma programação imperdível, o CGBio oferece mesas redondas e palestras com especialistas renomados em gestão, preservação e desenvolvimento sustentável. O evento ainda conta com uma feira da sociobiodiversidade com mais de 80 expositores, atrações culturais, mostras de cinema, gastronomia regional, dentre outras atrações.
Durante o congresso, o público também vai prestigiar mais de 300 trabalhos científicos que estarão expostos, bem como o lançamento de livros sobre conservação e projetos socioambientais. Autoridades políticas e indígenas, como o governador Helder Barbalho, o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, o presidente do ICMBio, Mauro Pires, o chefe do ICMBio Carajás, André Macedo, a cacica Kátia Silene, do povo Gavião Akrãtikatêjê, e o cacique Karangré, da comunidade Xikrin do Cateté também marcarão presença no evento.
A solenidade de abertura do CGBio será às 8h da quarta-feira, 8 de novembro, no Parque de Exposições Lázaro de Deus Vieira Neto.
Para inscrições e demais informações sobre o congresso, acesse o site do CGBio no link: https://www.even3.com.br/cgbio/
Texto: Sara Dias
Fotos: HD Produções e Ascom | PMP
Assessoria de Comunicação | PMP