Parauapebas se destaca no quadro geral de medalhas do Open Internacional de Karatê

publicado: 09/11/2021 10h22

O evento foi realizado em Parauapebas, entre os dias 5 e 7 deste mês.

Quase mil atletas de oito países participaram do Open Internacional de Karatê, em Parauapebas entre os dias 5 e 7 deste mês. O evento, realizado pela Confederação Nacional de Karatê (CNKB) e Federação Paraense de Karatê (Fepak), contou com a organização do Instituto Ágape e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).

Os dias de competições intensas nos tatames do ginásio Islander Sousa movimentou torcidas. Ao todo 1009 atletas representaram os seguintes países: Panamá, Paraguai, Guiana Francesa, Estados Unidos, Peru, Argentina e Brasil. Uma das categorias disputadas foi o Kata, que utiliza apenas movimentos de lutas imaginárias de forma individual, onde é levado em consideração a força, velocidade de execução, postura, atitude e bom condicionamento físico.

A cerimônia de abertura contou com várias autoridades, entre elas,  o  presidente Nacional da CNKB, Marcelo Lima de Araújo,  o diretor Nacional de Arbiragem, Alexandre Márcio Felisberto da Silva, a  secretária Geral CNKB, Ana Luíza Rodrigues Ramos, o presidente da Federação de Goiás e  diretor de eventos da CNKB, Luiz Eduardo Pereira de Freitas, o presidente da  Fepak, Agnaldo de Sousa Medeiros, a presidente do Instituto Ágape, Sandra Rios, alguns vereadores de Parauapebas como Zacarias Marques e o vereador Francisco Eloécio que preside a comissão de esportes na Câmara Municipal.

O secretário de Esporte, Leandro Gambeta, ao lado do adjunto, Jorge Guerreiro, o secretário Especial de Governo, Keniston Braga, e o vice-prefeito, João do Verdurão, marcaram presença.

O Hino Nacional foi tocado com a melodia preparada pelo violinista Felipe Saeff e o pianista Felipe Cunha, professores da Escola Municipal Maestro Valdemar Henrique. Durante o momento de pronunciamento dos convidados da mesa de honra, de forma unânime todos mencionaram o destaque que Parauapebas vem ganhando nos últimos tempos nas grandes competições e que a cidade a cada dia se torna um “berço” de talentos esportivos.

O Open Internacional de Karatê marcou a retomada das competições internacionais, após a paralização dos eventos esportivos, por causa da Covid 19. Outras instituições do município também participaram da programação, são elas: Asdecap, Agan, Instituto Samurai Zen, Arpak e Abadá.

“A prefeitura, quando oferece a oportunidade para as OSC’s, através do termo de fomento, sendo um recurso público destinado para desenvolvimento das atividades das instituições, uma criteriosa análise é realizada, para que possam ser contempladas, então espera-se que essas instituições saibam aplicar o recurso, pois precisarão prestar contas posteriormente. O Ágape, preparou um evento a altura do que o público merece ver. Temos trabalhado muito para que nossos atletas recebam o reconhecimento que merecem”, declarou Leandro Gambeta.

Categorias

As categorias que entraram nas disputas foram os Fraldinhas (04 e 05),  Mirins (06 e 11 – A, B e C), Infantil (12 e 13), Infanto Juvenil (14 e 15), Juvenil (16 e 17), Juniores (18 a 21), Adulto (22 a 31),  Master de 32 acima.

No domingo,07, aconteceram as finais entre os atletas faixas marrom e preta, ao disputarem pelo Kumite de equipe.

Países que se destacaram no quadro geral de medalhas:

1º lugar – Brasil foi o país recordista no número de medalhas, o que garantiu a premiação de destaque, 163(ouro), 151(prata), 252(bronze), somando um total de 566 o total de medalhas;

2º lugar – O Panamá, ficou com 7 (ouro), 1 (prata) e 2 (bronze) somando um total de oito medalhas, garantindo a segunda colocação, na premiação dos países que conquistaram um número significativo de medalhas;

3º lugar – Paraguai com 2 (ouro), 2 (prata) e 2 (bronze), garantindo seis medalhas e o terceiro prêmio de país com destaque no Open Internacional;

4º lugar – Peru 2 (ouro), 0 (prata) e 4 (bronze)- seis medalhas na soma geral e garantiu o quarto e último lugar na premiação entre os países participantes;

5º lugar – Estados Unidos, 1 (ouro), 2 (prata) e 0 (bronze)

6º lugar – Guiana Francesa, 1(ouro), 1(prata) e 2(bronze)

7º lugar- Argentina, 1 (ouro), 0(prata) e 3 (bronze)

.

Texto: Cleidi Rodrigues/ Comunicação Semel

Com informações da CNKB/ Fepak.