Parauapebas retoma articulação entre instituições para o fortalecimento da segurança pública

publicado: 27/05/2025 22h47

Reunião técnica realizada no auditório do IFPA marca a primeira atividade promovida pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal, com presença do juiz Líbio Araújo Moura.

Na noite desta terça-feira (27), o auditório do Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Parauapebas, foi palco da primeira reunião técnica promovida pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), com o tema “A integração entre os poderes como ferramenta fundamental para o controle da criminalidade”. O evento foi realizado pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi).

A condução da atividade ficou a cargo do juiz Líbio Araújo Moura, presidente da Associação dos Magistrados do Pará (Amepa), que compartilhou sua experiência e visão sobre a importância da cooperação entre as instituições públicas para garantir a segurança da população.

Reativado no último dia 20 de maio, o GGIM volta a ocupar papel estratégico na articulação da segurança pública municipal. O gabinete tem como principal missão fomentar o diálogo entre os poderes e integrar as ações dos órgãos de segurança — como Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, Judiciário, Defensoria Pública e Guarda Municipal — promovendo uma atuação mais eficaz e coordenada no enfrentamento à criminalidade.

Para o secretário da Semsi, Hipólito Gomes, o momento marca um recomeço significativo para a cidade. “Hoje nós temos a primeira reunião técnica promovida pelo Gabinete de Gestão Integrada. É muito importante a vinda do presidente da Associação dos Magistrados do Pará (Amepa), Juiz Líbio Moura, porque além de ser conhecedor do assunto, é uma pessoa que já viveu a realidade de Parauapebas e que também fez parte, dez anos atrás, junto comigo, quando fui secretário pela primeira vez, da implantação desse gabinete”.

O presidente da Amepa, juiz Líbio Araújo Moura, reforçou a importância da união institucional. “Eu vim aqui a Parauapebas mais uma vez a convite do Hipólito Gomes, secretário de Segurança Institucional, para dialogarmos sobre os assuntos que circundam o trabalho da Semsi. Viemos tratar de como podemos fazer a integração das instituições e garantir o papel da Secretaria, que é a segurança da sociedade na ponta. A parceria das instituições é fundamental para qualquer assunto. Para a segurança pública, ainda mais. Ela depende de informações e de agilidade nas ações — e, nesse aspecto, a parceria é essencial”.

A Defensoria Pública do Estado também marcou presença no evento. Para a defensora pública Kelly Aparecida Soares, o GGIM é um instrumento estratégico para políticas públicas mais efetivas. “A Defensoria Pública está muito feliz com a reinstalação do GGIM. Acreditamos na força das instituições unidas no combate à violência, especialmente para melhorar os índices de violência doméstica e familiar contra a mulher. Parauapebas tem enfrentado aumento nos índices de violência nos últimos anos. Antes, essas instituições não estavam conversando. Agora, com o GGIM reativado, temos um espaço importante de debate, com câmaras temáticas voltadas a assuntos específicos de interesse da população. Isso vai nos permitir mais efetividade na implantação de políticas públicas de segurança”.

A promotora de Justiça criminal, Magdalena Jaguar, também ressaltou a relevância da iniciativa. “A importância do GGIM está em articular e aproximar os poderes — desde a Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, até o Ministério Público e o Judiciário. É uma maneira de todos atuarmos em conjunto com o município, desde o inquérito até o julgamento dos fatos, trabalhando para uma Parauapebas mais segura e com menos criminalidade”.

Com a reativação do GGIM, a meta da gestão municipal é fortalecer a segurança da população por meio de uma atuação integrada, que vai além da repressão ao crime. O gabinete tem como diretriz desenvolver estratégias eficazes de fiscalização e segurança urbana, com foco em prevenção, inteligência e políticas públicas estruturadas.

Ao promover esse reencontro entre as instituições e ampliar o diálogo sobre a segurança pública, a Prefeitura de Parauapebas reafirma sua preocupação com a proteção e o bem-estar dos cidadãos. O governo municipal segue comprometido com ações concretas que garantam mais tranquilidade e qualidade de vida à população.

Reportagem: Luciana Queiroz

Fotos: Irisvelton Silva

Assessoria de Comunicação/PMP 2025