Parauapebas recebe mais de 50 mil alunos na rede municipal de ensino

publicado: 16/03/2023 11h11

Completamos pouco mais de um mês do início das aulas de 2023 e já temos mais de 50 mil alunos matriculados nas 76 unidades escolares da rede municipal de ensino de Parauapebas. Só de novatos na rede foram cerca de 2.500 alunos. Para atender toda a demanda, a gestão municipal precisou fazer ajustes para garantir a oferta de vagas.

“Nossa missão é ofertar ensino de qualidade e não deixar nenhum aluno fora da escola. Neste ano, para atender a demanda excedente, tivemos que providenciar novos prédios e readequar espaços para expandir os atendimentos”, explica o secretário municipal de Educação, José Leal.

Caso algum aluno ainda não tenha conseguido vaga na educação infantil ou no ensino fundamental, a orientação da Secretaria Municipal de Educação (Semed) é que os pais ou responsáveis acionem a Central Única de Vagas, pelo WhatsApp (94) 3199 – 1134. Todos que entrarem em contato pelo referido canal de comunicação serão atendidos e terão suas demandas encaminhadas para as escolas.

Atualmente, a rede municipal de ensino de Parauapebas possui 26 escolas de educação infantil, 47 de fundamental (incluindo três de tempo integral), três prédios de Centro de Ensino Personalizados (Cepejas) e a Unidade Educacional Especializada Jonas Pereira de Melo, que atende alunos com deficiência. Nos últimos anos, o município inaugurou 10 novas unidades educacionais (creches e escolas) e tem três novas unidades em construção, que juntas beneficiarão mais de 10 mil estudantes.

Obra da Escola Cora Coralina, no bairro Vale do Sol, pelo programa Escola Por Toda a Parte

Educação x crescimento demográfico de Parauapebas

O crescimento rápido e acelerado da população gera desafios diversos para a gestão pública. Na educação, por exemplo, a existência de anexos escolares e do turno intermediário há mais de 30 anos evidencia o desafio da oferta de vagas para um número cada vez maior de alunos. O Programa Escola por Toda Parte, criado ano passado, busca eliminar de vez essa situação com a construção de dezenas de novas escolas nos próximos anos.

Entre 2010 e 2022, foram registrados em Parauapebas 61.419 nascimentos. A população municipal passou de 153.908 habitantes (2010) para 271.577 (2022), um avanço de 76,5%. Boa parte dessa população está concentrada em bairros periféricos; já em bairros mais centrais e antigos, onde há menor taxa de natalidade, tem vaga sobrando nas escolas.

Em 2010, a procura por matrícula era grande em escolas como, Chico Mendes (bairro Cidade Nova), Cecília Meireles (bairro União), João Prudêncio (bairro Primavera), Eduardo Angelim e Carlos Drummond (bairro Rio Verde), localidades que apresentam um número de matrículas estabilizado.

Atualmente, a procura por vaga cresce em bairros mais afastados, como os complexos Tropical e VS-10, e os bairros Cidade Jardim e Nova Carajás, onde, muitas vezes por indisponibilidade de áreas públicas, existe limitação para construção de novos prédios.

Texto: Karine Gomes (Com informação da Semed)

Fotos: Arquivo Ascom