Parauapebas recebe a 1ª Usina da Paz do sudeste do estado

publicado: 19/05/2022 11h42

O projeto integrado ao programa estadual Territórios Pela Paz do Governo do Pará, vai entregar 10 Usinas na região metropolitana de Belém e no sudeste do Estado em parceria com iniciativa privada.

O governador do Pará Helder Barbalho esteve em Parauapebas nesta quarta-feira, 18, para inaugurar a 1ª Usina da Paz do sudeste do Pará e as novas instalações Seccional da Polícia Civil de Parauapebas. A agenda incluiu assinatura de Ordem de Serviço para construção de creche e a entrega de títulos de terra e ambulância-UTI.

“Eu agradeço Parauapebas por esse momento tão especial, entregando a Usina da Paz, este projeto transformador que vai levar ao Tropical e a toda região um novo tempo, um tempo de transformação social, de cidadania, de serviços com a da presença do Estado junto com a prefeitura”, celebrou o governador do Pará Helder Barbalho, que estava comemorando seu aniversário no município.

Quem está rindo à toa é Josiel da Silva, vizinho da Usina da Paz Parauapebas.  Ele é dono de uma lanchonete que fica bem na frente do complexo. A chegada dos serviços para comunidade está motivando o investimento no comércio do bairro. “Está todo mundo na expectativa de o espaço fazer bem à população, já está sendo bastante produtivo ter a Usina aqui no nosso bairro, eu vou até ampliar meu estabelecimento”, vibra Josiel.

O prefeito Darci Lermen acompanhou o governador durante os compromissos em Parauapebas, que iniciou pelo Tropical, bairro formado a partir de um programa habitacional que contemplou lotes nesta região durante um de seus mandatos. “A Usina da Paz, que é literalmente uma Usina da Paz. É um espaço onde se constrói a paz. E como é que faz a paz? Com políticas sociais, qualificação profissional e com as maravilhosas atividades teremos aqui”, enfatiza o prefeito.

Centenas de pessoas e autoridades de municípios vizinhos acompanharam a visita do governador. Ainda nas instalações da Usina, foi dia de realizar sonhos de mais de 70 produtores rurais das vilas Paulo Fonteles e Sanção que receberam seus títulos definitivos de terra. Na ocasião, também foram entregues ambulâncias-UTI para Parauapebas, Eldorado do Carajás, Canaã dos Carajás e Curionópolis.

A comitiva encerrou a programação na inauguração das novas instalações da 20ª Seccional da Polícia Civil de Parauapebas. “Agora temos uma Delegacia reforçada, estruturada, que garante mais polícia nas ruas, um polícia forte em favor da paz e da segurança do povo de Parauapebas”, declara Helder.

Serviço

A UsiPaz Parauapebas vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h; aos sábados, de 8h às 14h; e aos domingos, de 8h às 18h de acordo com as demandas da comunidade e das secretarias e fundações para a realização de eventos.

As inscrições para cursos e atividades esportivas serão feitas gradualmente e divulgadas nas redes sociais da Usina da Paz e da Prefeitura de Parauapebas.

Para realizar a inscrição, o morador precisa ir presencialmente à recepção da UsiPaz, com original e cópia dos documentos como RG, CPF e comprovante de residência.

Outras informações

A Usina da Paz é um projeto integrado ao programa estadual Territórios Pela Paz, elaborado pelo Governo do Pará e coordenado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), em Parauapebas a parceria é com empresa Vale e a Prefeitura de Parauapebas.

O propósito é a construção de 10 Usinas na Região Metropolitana de Belém, e no sudeste do Estado. A próxima será a inaugurada é a de Canaã dos Carajás, em junho.

Todos os serviços são gratuitos e na Usina também há espaços para cursos livres e de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca. Além disso, é disponibilizado pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) sinal de wi-fi gratuito para os usuários da Usina da Paz.

Os complexos são voltados para a prevenção à violência, a inclusão social e o fortalecimento comunitário, com sete eixos fundamentais:

1. Capacitação técnica e profissional, educação básica, arte e cultura.
  2. Emprego e renda, microcrédito e empreendedorismo, economia solidária.
  3. Habitação, regularização fundiária e urbanização.
  4. Saúde, esporte/lazer, assistência social.
  5. Tecnologia e inclusão digital.
  6. Meio ambiente e sustentabilidade.
  7. Mediação de conflitos e prevenção à violência. “As Usinas da Paz são complexos físicos destinados a congregar serviços do Estado oferecidos à comunidade, seja na área da saúde, da educação, dos direitos do consumidor, da cultura, da comunicação, da profissionalização, do empreendedorismo e outros.

Ao mesmo tempo, são espaços esportivos para a comunidade, com piscina, quadras esportivas, dojô, oferecendo atividades que visam à educação de valores, à formação da cidadania plena. Trazem uma presença ainda mais forte e permanente de serviços de acolhimento do Governo do Estado a essas populações, que já vêm sendo atendidas pela política pública TerPaz”, disse Ricardo Balestreri, secretário Estratégico de Articulação da Cidadania.

Texto: Andréa Reis (com informações da Agência Pará)

Fotos: Renato Resende e Eder Teixeira

Assessoria de Comunicação/PMP