Parauapebas realiza roda de conversa sobre hanseníase com apoio do Ministério da Saúde

publicado: 21/08/2025 12h48

A participação dos servidores públicos na capacitação traz benefícios para um diagnóstico precoce e um tratamento mais eficaz.

Na última quarta-feira, 20, o Centro Universitário de Parauapebas (Ceup) sediou uma roda de conversa sobre hanseníase com a presença do assessor especial do Ministério da Saúde, Artur Custódio, e Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) do município. O encontro reuniu 460 participantes, divididos em duas turmas, das 8h às 10h e das 10h ao meio-dia.

A iniciativa teve como objetivo reforçar a importância da busca ativa de casos de hanseníase em Parauapebas, fortalecendo a atuação dos ACSs no diagnóstico precoce e no combate ao estigma da doença.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Luiz Veloso, o evento representa um avanço no enfrentamento da enfermidade no município. “Esse momento de diálogo e capacitação mostra o compromisso de Parauapebas com a saúde pública. Quanto mais preparados estiverem nossos agentes, mais cedo identificaremos casos e melhor será o tratamento para a população”, destacou.

Já para Cleudiene Silva de Sousa, Agente Comunitária de Saúde (ACS), o encontro abriu um leque de conhecimento pela forma simples que a roda de conversa foi abordada.

 “Esse encontro foi de grande importância para nós. A forma como o assessor Artur Custódio conduziu a roda de conversa fez toda a diferença, porque ele já foi agente de saúde e conhece de perto a nossa realidade. Ele falou de um jeito simples, direto, com exemplos práticos, algo que conseguimos levar para o nosso dia a dia com a comunidade. Isso fortalece nossa atuação e nos motiva a observar mais, a identificar sinais da hanseníase e a quebrar tabus”, destacou a ACS.

A roda de conversa foi promovida em parceria com o Ministério da Saúde e contou com a participação ativa dos profissionais de saúde, que trocaram experiências e esclareceram dúvidas sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da hanseníase.

Texto: Ana Freitas

Assessoria de Comunicação/PMP 2025