Parauapebas realiza a XV Conferência Municipal de Saúde

publicado: 20/09/2025 14h16

Evento reuniu sociedade civil, trabalhadores e gestores para debater os avanços e desafios do SUS.

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e do Conselho Municipal de Saúde de Parauapebas, promoveu nos dias 19 e 20 de setembro de 2025 a XV Conferência Municipal de Saúde, que teve como tema central:

“Avanços e Desafios para a Consolidação do SUS no Pará: Cenário Atual de Mudanças Climáticas, Ambientais e Sociodemográficas”.

O evento reuniu gestores públicos, trabalhadores da saúde, representantes de entidades e da sociedade civil, que, durante dois dias, debateram os principais desafios e propuseram soluções para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em Parauapebas e no Pará.

A programação contou com credenciamento, solenidade de abertura e execução dos hinos oficiais, seguida de apresentação cultural de carimbó e da Palestra Magna do Dr. Francisco Batista Júnior, que trouxe reflexões sobre os impactos das mudanças climáticas, sociais e demográficas na saúde pública.

Foram realizadas ainda mesas de debate e grupos temáticos, que discutiram temas como gestão e financiamento do SUS, controle social e inovação em saúde, além de segurança alimentar em tempos de emergência climática. O encontro também marcou o processo eleitoral para a nova composição do Conselho Municipal de Saúde – biênio 2025/2027, finalizado em plenária com aprovação de propostas e moções construídas coletivamente.

Durante sua participação, o farmacêutico Francisco Júnior ressaltou a relevância do evento para o fortalecimento do SUS:

“Para nós, Conferência de Saúde é o momento mais importante que existe em se tratando do Sistema Único de Saúde, porque é o momento em que a sociedade civil, os trabalhadores, os gestores, os prestadores, os usuários da saúde têm a oportunidade de debater a situação da saúde, a estruturação da rede e o atendimento nos mais diversos níveis de complexidade. A partir desse debate, é possível definir o que precisa ser melhorado, aperfeiçoado ou até interrompido. O mais importante no SUS é a participação de todos: sociedade, comunidade, trabalhadores, gestores e prestadores”.

O secretário municipal de Saúde, Luiz Veloso, destacou a responsabilidade coletiva dos participantes:

“Nós vivemos um momento importante nessa Conferência de Saúde, em que a responsabilidade de todos os participantes é fundamental. Essa conferência deve eleger um novo conselho e a nossa expectativa é que tenhamos um conselho de diálogo, que vise à melhoria da qualidade de vida das pessoas e apresente propostas realmente discutidas para beneficiar a sociedade”.

Durante a abertura oficial, o prefeito Aurélio Goiano destacou a relevância do momento:


“Discutir saúde é discutir dignidade, qualidade de vida e cidadania. Esse espaço de diálogo é fundamental para que possamos ouvir a população, compreender as demandas e juntos construir soluções que fortaleçam ainda mais o nosso SUS”, afirmou.

Ao final, a conferência reafirmará que cuidar da saúde é também cuidar do ambiente, da justiça social e das futuras gerações, fortalecendo o SUS como um patrimônio coletivo e essencial para garantir direitos e qualidade de vida.

Texto: Ana Freitas

Fotos: Comunicação Semsa

Assessoria de Comunicação/PMP 2025