Parauapebas realiza a 11ª Conferência do Comdcap

publicado: 18/11/2022 14h06

O evento faz parte do calendário anual de discussões sobre as ações e avanços nas políticas públicas

destinada à criança e ao adolescente de Parauapebas.

Cerca de 200 profissionais e representantes de entidades que buscam a garantia de direitos de crianças e adolescentes de Parauapebas se reuniram na Conferência Municipal, dias 16 e 17 de novembro, no Centro Universitário (Ceup).

Na programação, homenagens ao Dia do Conselheiro Tutelar, celebrado no dia 18 deste mês, e a palestra-magna com Reinaldo Balbino que é conselheiro tutelar e de direitos humanos, além de coordenador do Fórum de Conselheiros Tutelares de Campinas/SP. “Nós falamos da situação dos direitos humanos da criança e adolescente em tempo de pandemia. Ou seja, destacando as violações e as vulnerabilidades sofridas durante esse período e as ações necessárias para efetivação de políticas públicas de proteção”, enfatiza Balbino.

O lema da Conferência foi “Violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral com respeito à diversidade” contou com a avaliação de representes da rede de atendimento do município que também discutiram ações em cinco eixos de atuação.

“O evento é de uma relevância tamanha para sociedade porque exige que ela participe para conferir exatamente os direitos de crianças e adolescentes a nível de município e, logicamente, também para obter propostas que possam fazer a diferença na vida de nossas crianças”, ressalta Aldo Serra, presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Parauapebas (Comdcap).

A secretária de Assistência Social, Vânia Monteiro, enfatiza “que a pasta tem diversos espaços e atua na defesa e garantia de direitos, contribuindo para a efetivação, implementação e aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). É dever de toda a rede garantir direitos e propor a todos serviços de qualidade”.

Também faz parte desta edição, a eleição de delegados de Parauapebas para a Conferência Estadual. Eles têm a responsabilidade em representar entidades de Assistência Social, trabalhadores da Política de Assistência Social, profissionais da área, usuários e organizações de usuários.

Tayná Myleni concorre a uma das oito vagas como delegada para representar Parauapebas. “É muito importante estar aqui lutando pelos nossos direitos, reconhecendo também nossos direitos e deveres.

O prefeito em exercício João Trindade participou da abertura e destacou. “Nós aqui do governo estamos orgulhosos do trabalho que a gente vem buscando desenvolver mesmo sabendo das dificuldades que enfrentamos. É de grande relevância esse momento e temos que encarar com muita seriedade e acima de tudo com muito trabalho”, conclui Trindade.

Texto e fotos: Andréa Reis

Assessoria de Comunicação/PMP