Parauapebas realiza 18ª edição do Círio de Nazaré

publicado: 21/10/2022 12h02

O município reunirá no próximo sábado, 22, a população católica para as homenagens à padroeira do Pará,

Nossa Senhora de Nazaré.

Católicos de Parauapebas celebram neste sábado, 22, a procissão do Círio em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do Pará. O trajeto percorre ruas de diversos bairros entre a Igreja de São Sebastião (Cidade Nova) e o Santuário dedicado a santa (Parque dos Carajás).

O município é um dos que realizam programação especial durante o mês de outubro. “Maria, mestra do amor” é o tema deste ano e a abertura oficial das comemorações foi no dia 8 com uma romaria.

“A gente ama tanto esse mês de outubro, o Círio de Nazaré, que a gente quer sempre estender mais a programação”, declara o padre Patrick Fernandes. Uma das atividades do período são as visitas aos órgãos públicos, hospitais e empresas.

“Há muito tempo, a gente vem levando a imagem de Nossa Senhora como um elo de benção entre Deus e nós. É sempre uma oportunidade de rezarmos pelo povo, pelo nosso povo de Parauapebas. Vamos juntos demonstrar nosso amor à Virgem Santíssima e, acima de tudo, fazer com que nosso Senhor seja conhecido e amado também”, destaca o padre Patrick.

A funcionária do setor de compras e contratos da prefeitura, Elcilene Baia Rodrigues, ficou emocionada com o momento de oração na manhã desta quinta-feira, 20. “Foi maravilhoso começar o dia com nossa mãezinha. É muito gratificante para todos nós uma visita dessas. Eu sempre participo e para mim é uma honra poder estar sempre todos os anos acompanhando e incentivando também as pessoas a participarem”, ressalta Elcilene.

Já o prefeito Darci Lermen enfatiza que celebrar os momentos de fé é extraordinário para a transformação da vida das pessoas. “Eu tive a oportunidade de participar da grande procissão em Belém há duas semanas e foi muito lindo. Agora vamos realizar o Círio aqui em Parauapebas e vai ser muito bom também. A fé faz a pessoa ficar melhor”, conclui.

Ao contrário de outros municípios do estado, Parauapebas realiza a procissão no final da tarde. A programação inicia com a missa às 17h na Igreja São Sebastião (Cidade Nova). Cerca de 50 mil pessoas seguirão em procissão pelas ruas da cidade até o Santuário de Nazaré (Parque dos Carajás).

Confira a programação completa no @ciriodeparauapebas .

Texto: Andréa Reis.

Foto: Rayssa Pajeú e divulgação.

Assessoria de Comunicação/PMP