Parauapebas marca presença em ultramaratona na África do Sul

publicado: 23/06/2023 16h01

Luis Gustavo Magalhães dos Santos, odontólogo, morador do município há 24 anos, realizou um de seus sonhos em junho de 2023. Ele participou, junto com 25 mil atletas do mundo, da centenária Conrades Marathon (Maratona dos Camaradas), a mais antiga do planeta.

Para concluir a prova, o atleta percorreu o percurso em 9 horas e 38 minutos no segundo domingo de junho. “Eu pratico esporte desde sempre, eu nem consigo me enxergar sem. Desde criança eu pratico algum e a corrida de rua veio naturalmente. Com o passar dos anos, despertei para este sonho de participar da ultramaratona de 90 quilômetros”, celebra Luis Gustavo, que também é servidor público.

Ele aproveitar para dar algumas dicas para os corredores amadores que também buscam alcançar seus sonhos. “Se eu consegui realizar o meu sonho, digo que qualquer pessoa também consegue, se não tiver nenhum problema médico que impeça. Claro que vai precisar de dedicação e muito empenho. Eu me realizei, essa é a prova da minha vida e, digo que todo ano eu vou voltar lá, se Deus quiser!”, disse animado.

Parauapebas que estimula o esporte

Esporte e saúde sempre foram aliados, e por aqui não é diferente. A Prefeitura de Parauapebas mantém aulas gratuitas de diversas modalidades nos polos da secretaria de Esportes e Lazer e também tem investido em grandes áreas (praças, parques e complexo) que estimulam a prática de esportes e melhoraram a qualidade de vida da população.

A prática da corrida de rua em nosso município acontece há muito tempo e o calendário anual começa no dia 20 de janeiro, com a Corrida de São Sebastião, padroeiro do município. Em 2018 foi criada a Associação dos Corredores de Parauapebas e região (Acoper), que tem como atual presidente o servidor público Robervaldo Freitas. A associação fortaleceu ainda mais a modalidade, que hoje conta com várias equipes organizadas.

“Os corredores de Parauapebas levam o nome da cidade para onde vão. Tem grande leque de competições nos municípios vizinhos, como Belém e Imperatriz. Este ano, eu mesmo corri em uma ultramaratona, com mais de 60km, em Bom Jesus do Tocantins. Assim como eu, dezenas de outros corredores também marcaram presença”, destaca Robervaldo.

De Parauapebas para o Mundo

Assim como Luis, citado no início da reportagem, vários outros atletas ultrapassam as fronteiras do país para fazer o que mais amam: correr!

A atleta Thays Taboada coleciona conquistas e está feliz da vida, com toda razão. Em 5 de março deste ano, ela e o marido Guilherme Vernaschi receberam a “Mandala”, que afere a conclusão do World Marathon Majors, um circuito que envolve as seis corridas mais famosas do mundo, as maratonas de Berlim, Boston, Chicago, Londres, Nova York e Tóquio.

“Eu ainda estou curtindo o meu momento de ostentação (rsrsrs). Eu treinei, batalhei, superei minhas limitações atuais, fui lá e venci 42km”, celebra.

A prefeitura continuará investindo em espaços como o Complexo Turístico, Parque dos Ipês, Praça de Esportes Radicais e muitos outros que estimulem a prática de esportes e que se transformem em espaços saudáveis para população.

Saiba mais sobre a Maratona dos Camaradas

É uma ultramaratona de aproximadamente 89 km que ocorre anualmente, em junho, na província de KwaZulu-Natal da África do Sul entre as cidades de Durban e Pietermaritzburg. O sentido da corrida se alterna a cada ano entre uma corrida “de subida” (87 km) a partir de Durban e a corrida “de descida” (agora com 90km e 184m) a partir de Pietermaritzburg.

A prova começou a ser realizada em 1921 como uma homenagem aos soldados que faleceram na Primeira Guerra Mundial.

A corrida é disputada nas estradas da província de KwaZulu-Natal, marcadas pelo conjunto de colinas “The Big Five”. Na corrida, eles aparecem na seguinte ordem: Cowies Hill, Fields Hill, Botha’s Hill, Inchanga e Polly Shortts. O ponto mais alto da corrida, 870m (2.850 pés) acima do nível do mar, está situado próximo ao trevo da Rodovia Umlaas. Existem aproximadamente 40 postos oficiais de hidratação, oito postos de fisioterapia e primeiros socorros ao longo do percurso.

Em todas as corridas, exceto três desde 1988, mais de 10.000 corredores completaram a prova dentro do tempo estimado entre 11 e 12 horas permitidas.

Texto: Andréa Reis

Fonte: site Wikipédia

Fotos: Acervo pessoal e Ascom

Assessoria de Comunicação/PMP