Parauapebas lança a Plataforma ‘Mobi Legal’ para simplificar o licenciamento de transporte urbano municipal

A prefeitura investe em Transformação Digital para desburocratizar e tornar mais eficiente o licenciamento para prestadores de serviços de transporte municipal.

publicado: 29/04/2022 18h26

Mobi Legal, a plataforma de licenciamento municipal para o transporte coletivo, escolar, táxi, mototáxi, motofrete, fretamento e de pequenas cargas já está disponível na versão web responsiva no site https://parauapebas.desenvolvecidade.com.br/mobilegal/ para acesso de todos os prestadores de serviços de transporte urbano de Parauapebas. Agora, ficou mais fácil licenciar serviços de exploração de transporte no município.

O evento de lançamento da plataforma, marcado para o dia 2 de maio, às 19h30, no Plenarinho da Câmara Municipal, pontuará seus benefícios para os profissionais autônomos e empresários, a desburocratização do licenciamento de transporte municipal, a simplificação dos serviços públicos e as melhorias para a gestão de trânsito e transportes.

Desenvolvida com foco nas necessidades dos usuários, a plataforma realiza a gestão integrada do credenciamento de proprietários, condutores e o licenciamento 100% digital de todas as modalidades de transportes municipais. Assim, o Mobi Legal elimina o uso de papel, o retrabalho, o desperdício de tempo e a necessidade de deslocamento de cidadãos e empresas até o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT). Também elimina as exigências documentais em duplicidade, o excesso de procedimentos, os deslocamentos entre os órgãos dos permissionários, autorizatários e concessionários responsáveis pela legalização de serviços de transporte.

Este lançamento faz parte das estratégias da Prefeitura Municipal de tornar Parauapebas a primeira cidade digital do Pará, agilizando e facilitando o acesso aos serviços públicos e reduzindo os custos com a burocracia aos contribuintes, administração pública e sociedade.

Com o Mobi Legal, o usuário consegue realizar seu credenciamento de forma 100% digital. Para que todos os interessados se apropriem da nova tecnologia, a Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão (Semsi) e o DMTT promoverão, nos dias 5 e 6 de maio, cursos gratuitos de credenciamento para autônomos, contadores e empresas.

O coordenador de transporte do DMTT, André Aguiar, declarou que com o novo serviço “teremos uma base íntegra e segura de dados cadastrais, e além disso, teremos dentro da plataforma a possibilidade dos usuários emitirem as guias de pagamento das taxas do DMTT”. André finaliza dizendo que a plataforma irá facilitar aos autorizatários a retirada do Certificado de Autorização de Tráfego (CAT), mantendo os profissionais cadastrados no Mobi Legal em conformidade com a lei.

Como funciona a Mobi Legal e quais os seus benefícios aos cidadãos e empreendedores?

Agora, você pode fazer o licenciamento digital de seu veículo em qualquer modalidade, inclusive pelo celular. A plataforma permite a renovação anual de licenças, a emissão de certificados digitais, o acesso aos serviços municipais de transporte e o pagamento do boleto de taxas registrado, inclusive via PIX. Dentre os serviços públicos digitais disponíveis estão: o credenciamento de prestadores de serviços e condutores, a emissão do Certificado do Certificado de Autorização de Tráfego Digital (CAT-D), emissão da Carteira do Condutor, emissão de boletos de taxas, dentre outros serviços.

Para ter acesso a estes serviços públicos digitais, é necessário que os prestadores de serviços de transporte urbano do município, autorizatários, permissionários, concessionários, condutores contratados e auxiliares realizem o credenciamento na plataforma da prefeitura.

Caso você seja Profissional Autônomo realize o cadastro acessando o link: https://parauapebas.desenvolvecidade.com.br/nfsd/home.jsf.

Se você é uma Pessoa Jurídica confirme o seu cadastro e senha acessando o link: https://parauapebas.desenvolvecidade.com.br/empresadigital/home.jsf.

O cadastro é obrigatório para ter acesso à Plataforma Mobi Legal e poderá ser realizado a partir do dia 2 de maio de 2021. Para isto, devem ser seguidas as instruções abaixo:

CREDENCIAMENTO DE AUTÔNOMO

Acesse: parauapebas.desenvolvecidade.com.br/mobilegal/#/manuais/publico e baixe o Manual do Credenciamento – Pessoa Física (Autônomo).

CREDENCIAMENTO DE EMPRESA

Acesse: parauapebas.desenvolvecidade.com.br/mobilegal/#/manuais/publico e baixe o Manual do Credenciamento – Pessoa Jurídica (Empresa).

Para mais informações, consulte a Plataforma Empresa Digital de Parauapebas – PA acessando o link parauapebas.desenvolvecidade.com.br/mobi. É a Prefeitura de Parauapebas reduzindo a burocracia, aumentando a eficiência e a segurança do transporte urbano municipal.

Programação:

2 DE MAIO (SEGUNDA-FEIRA)

19H30 – Lançamento da Plataforma MOBI LEGAL

CURSO DE CAPACITAÇÃO DA PLATAFORMA MOBI LEGAL

5 DE MAIO (QUINTA-FEIRA) – CURSO DE CREDENCIAMENTO PARA AUTÔNOMOS (TAXISTAS, MOTOTAXISTAS, MOTOFRETISTAS E CONDUTORES DE TRANSPORTE ESCOLAR)

Manhã: Turma 01 (8h) e Turma 02 (10h)

Tarde: Turma 03 (14h) e Turma 04 (16h)

6 DE MAIO (SEXTA-FEIRA) – CURSO DE CREDENCIAMENTO PARA CONTADORES E EMPRESAS (TRANSPORTE COLETIVO PÚBLICO E PRIVADO, TÁXI, FRETAMENTO, DE PEQUENAS CARGAS, CONDUÇÃO ESCOLAR E MOTOFRETE)

Manhã: Turma 01 (8h) e Turma 02 (10h)

Tarde: Turma 03 (14h) e Turma 04 (16h)

Assessoria de Comunicação/PMP