Parauapebas irá sediar o 19° Festival Internacional de Dança em Trânsito

publicado: 26/11/2021 12h06

O Centro Cultural de Parauapebas será palco das oficinas e apresentações do Festival Internacional de Dança nos dias 29 e 30 de novembro.

Realizado e produzido pelo Espaço Tápias, com direção artística e curadoria de Giselle Tápias e Flávia Tápias. O Dança em Trânsito é um Festival Internacional de Dança Contemporânea que tem por objetivo valorizar, promover e democratizar a expressão artística que está percorrendo as grandes cidades e pequenas localidades pelo Brasil, com apresentações em teatro e espaços públicos. O festival é realizado pelo Ministério do Turismo.

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura ( Secult ), irá sediar a 19° edição do festival internacional que inicia na próxima segunda-feira, 29, com uma oficina da professora Flávia Taipais.

Os interessados devem fazer as inscrições diretamente no link:

O evento encerra no dia 30, com uma vasta programação com apresentações de grupos de dança locais, nacionais e internacional.

29/11 – Oficina de Dança Contemporânea da Professora Flávia Tápias.

30/11 – Apresentações: Escola de Música Maestro Waldemar Henrique ( Parauapebas ); Forró com Arte Vida Dança e Teatro; Raízes Parauara ( Parauapebas ); Camaleão Grupo de Dança ( Belo Horizonte); Grupo Retumbá ( Parauapebas ); Dilo Paulo e Lenna Siqueira  ( Brasília ); Grupo Tápias ( Rio de Janeiro); Cia Corpus Entre Mundos ( Brasília ); KiKo López e Héctor Plaza ( Espanha ), e para encerra apresentação do resultado final da oficina da Flávia Tápias.

Dança em Trânsito

Criado em 2002, o festival é parte do projeto Ciudades Que Danzan, que reúne 41 cidades em diversas partes do mundo com o intuito de difundir a dança contemporânea. Há 18 anos, o projeto abarca apresentações artísticas, formação, capacitação, reflexão e intercâmbio entre grupos de dança de diversas cidade do Brasil e do mundo.

Sua atuação abrange ainda aulas abertas e gratuitas, oficinas de criação residências artísticas de intercâmbio e parcerias criativas, abrindo canais para a troca de experiências, novos talentos da dança e formação de plateias.

Desde sua criação, o Dança em Trânsito já realizou mais de 650 apresentações de dança contemporânea, abrangendo 103 companhias nacionais e 59 internacionais, de 18 países passando por 26cidades do Brasil e no exterior, para um público de mais de 48 mil pessoas. A etapa de fronteiras em 2020, 100% online envolveu 739 participantes de 68 cidades e 18 países, com um total, entre transmissões e redes sociais de mais de 170 mil acessos.

Texto: Marcelo Duarte com informações Dança em Trânsito

Serviços: