Parauapebas intensifica ações voltadas para o Turismo

publicado: 27/01/2023 15h23

A prefeitura promoveu Workshop sobre turismo em parceira com o ICMBio e Vale.

O resultado do trabalho conjunto de iniciativas público e privada de planejamento para o fortalecimento do turismo como nova matriz econômica avançou mais uma etapa esta semana. O evento foi realizado nos dias 25 e 26, no Plenarinho da Câmara de Vereadores.

“Esse evento é de extrema importância e mostra a articulação entre os parceiros e a secretaria de Turismo que se vê dentro desse cenário de desenvolvimento da nova matriz econômica do município de Parauapebas”, ressalta Suziane Ribeiro, coordenadora de Estruturação Turística da Secretaria Municipal de Turismo.

O prefeito de Parauapebas, Darci Lermen, afirma que trabalho só é possível através do empenho de diversos atores. “Nós tivemos o acesso extraordinário no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) daqui e em Brasília, assim como na Vale que vem contribuindo muito com o conhecimento de especialistas no setor. Além de tudo isso, temos a maravilhosa Floresta Nacional de Carajás (Flona), nosso diferencial”, celebra.

“No início desta semana nós fizemos uma imersão muito especial dentro da Flona. A gente começa a captar a experiência que vocês (se referindo a empresa que presta serviço para Vale) trazem para o grupo, com a maturidade necessária, com pé no chão, mas com a certeza que é possível realizar esse sonho”, declara Victor Garcia Neto, ICMBio de Parauapebas.

Luiz Claudio Campos, sócio da Ernst & Young Terco (EY), empresa contratada para assessorar a Vale e a prefeitura na implantação da nova matriz econômica do município, destaca. “O objetivo de qualquer planejamento é que você faça a coisa certa, mas de uma forma organizada. Não adianta realizar ações de forma empírica que vão causar retrabalho por conta de um planejamento inadequado. Nosso papel aqui é preparar a cidade, do ponto de vista do planejamento e indicar as ações que precisam ser tomadas para que o turismo seja, de fato, uma indústria fundamental de desenvolvimento econômico”.

“E é fundamental que a gente faça isso agora, que a gente possa contribuir para a qualidade de vida, principalmente para o munícipe, que vai ser coadjuvante nesse processo. Para que a gente possa também atrair os demais turistas à nossa cidade. Belezas e potencialidade nós temos, nós só precisamos estruturar para receber com qualidade”, conclui Suziane Ribeiro, da Semtur.

Texto: Andréa Reis
Fotos: Elienai Araújo

Assessoria de Comunicação/PMP