Um momento inesquecível para 30 jovens que, no final de maio deste ano, iniciaram o curso oferecido pela Prefeitura de Parauapebas para a formação de marceneiros no município. Trata-se do Projeto Jovem Marceneiro, criado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento (Seden), que certificou a turma da qual fizeram parte 28 homens e duas mulheres com idade entre 17 e 27 anos.
O ato de certificação, ocorrido na noite de quinta-feira, 18, contou com as presenças do secretário especial de Governo, Wesley Costa, e outras autoridades políticas, professores e familiares dos jovens, agora totalmente preparados profissionalmente para a fabricação de móveis em madeira bruta, MDF, resina e laca.
Durante o curso, a turma aprendeu a fabricar móveis com designer desde o mais rústico – o chamado móvel raiz – até os mais modernos, tendo como instrutor um profissional com quase 30 anos de experiência no ramo e que foi o primeiro laqueador de móveis de madeira a receber certificado no Brasil: o designer de interiores Marcos Serra.
Entre os alunos, o sentimento de gratidão por aprenderem uma profissão que abre as portas de trabalho para eles em Parauapebas. “Agora o mercado de trabalho que nos espere”, disse, cheio de confiança, José William Silva Sousa, um dos jovens formados e já absorvido pelo Polo Moveleiro.
A também formanda Giovana Valéria dos Santos espera que mais turmas sejam criadas para formação de mais jovens em marcenaria. “Tive grande aproveitamento neste curso, que foi bem completo. Agora me sinto preparada para abraçar a profissão”, afirmou ela.
Impulso para o Polo Moveleiro
A formação da turma é uma das ações da prefeitura, por meio da Seden, para impulsionar o Polo Moveleiro de Parauapebas, que se encontra em processo de modernização e regularização fundiária. Na área, existem quase 100 marcenarias. A maioria se ressente com a falta de mão de obra qualificada.
A formação dos jovens animou os empresários do ramo. “Essa parceria com a prefeitura através da Seden é muito importante, pois contempla não só a população como também as empresas neste segmento, onde tem vagas suficientes para absorver todos os formados”, afirmou Onésio Barreto, dono de marcenaria que já contratou quatro dos jovens recém-formados.
Para a secretária adjunta de Desenvolvimento, Caisy Arantes, o alto nível do curso transformou os jovens em artistas capazes de fazer obras lindas em madeira. “Essa é uma oportunidade para abrir as portas do mercado de trabalho. Assim, a Seden, com apoio do prefeito Darci, vem focando as capacitações voltadas para emprego e renda, cujo mapeamento nota as demandas locais trazendo os respectivos cursos”, disse Caisy Arantes.
A secretária também ressaltou: além de qualificar e certificar mão de obra, a prefeitura oferece a Sala do Empreendedor e o Banco do Povo para aqueles que desejam se transformar em pequenos e microempreendedores e que precisam de suporte para dar os primeiros passos.