Parauapebas está entre os sete municípios do Brasil que testam novidade no disparo de alertas contra desastres

publicado: 17/01/2023 10h30

Durante o período chuvoso é possível receber informações sobre as condições climáticas de Parauapebas na palma de sua mão. O serviço é gratuito; basta enviar do seu celular uma mensagem de texto (SMS), com o CEP 68515-000 para o número 40199.

A partir de agora os cidadãos pré-cadastrados contam com uma novidade, pois será possível perceber na tela do celular, de forma sobreposta e destacada, os alertas para emergências.

“Depois de se cadastrar, o cidadão recebe alertas com informações referentes a riscos meteorológicos, precipitação, que é a quantidade de chuva em milímetros, velocidade dos ventos e a possibilidade de eventos adversos no município, sendo possível reduzir riscos, trazendo mais segurança para a população”, explicou o adjunto Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil  – Compdec, Erick Nascimento.

De acordo com ele, na última sexta-feira, 13, o órgão participou de uma reunião on-line com as equipes de sete outros municípios do Brasil, além de representantes do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres – Cenad, que tratou sobre o uso da ferramenta e a nova forma de envio de alertas.

“Na ocasião foi citado que Parauapebas é uma das sete cidades do país, a única da região norte, que mais utiliza a ferramenta, sendo a quarta do estado do Pará com o maior número de cadastros”, afirma.

Apesar de ser uma ferramenta bastante utilizada pela Compdec, no município, o número de pessoas cadastradas ainda é pequeno, sendo apenas 5.673 usuários, o que representa apenas 2% da população de Parauapebas.

Erick reforça a importância das pessoas se cadastrarem e garantirem informações prévias sobre a ocorrência de desastres naturais com potencial de riscos à população.

“O cadastro é muito simples e pode ajudar muito tanto as pessoas que moram em áreas de risco quanto àquelas que simplesmente acreditam que a previsão do tempo possa impactar em suas rotinas”, finalizou o coordenador adjunto.

Texto: Sara Nascimento
Foto: Júnio Lopes