Parauapebas é sede da Conferência Norte Taça Amazônica de Handebol

publicado: 01/09/2022 11h01

A competição é promovida pela Confederação Brasileira de Handebol e reúne seis equipes da região

A Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) deu início nesta quarta-feira, 31, na cidade de Parauapebas, a disputa da Conferência Norte Taça Amazônica de Handebol. O cerimonial de abertura contou com a presença de autoridades locais tendo apresentação dos times que estarão na disputa, exibição de grupo de dança e execução dos hinos nacional, estadual e municipal.

A competição reúne seis equipes divididas em dois grupos de três, com a primeira fase sendo classificatória e os dois melhores de cada chave avançam para as semifinais e depois para a decisão do título. Ainda haverá disputa para o quinto e o terceiro lugar. O torneio segue até o próximo domingo, 4, com a grande final prevista para às 10h, no Ginásio Poliesportivo Islander Souza no bairro Beira Rio.

Os times da região vão brigar pelo título que vale vaga para a 2ª fase da Liga Nacional de Handebol, que será disputada em um octogonal envolvendo equipes do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A Conferência Norte Taça Amazônica de Handebol está sendo disputada pelas equipes do Carajás (PA), Esmac (PA), Beta Handebol Viver Melhor (AM), Assedecp (PA), Unest (PA), Nova Abaeté (PA), Atlético Amazonas (AM) e Handunifap (AP).

A primeira rodada movimentou quatro jogos tendo os resultados: Esmac 45 x 25 Nova Abaeté, Atlético Amazonas 31 x 26 Handunifap, Beta Handebol 27 x 41 Assedecp e Carajás 20 x 25 Unest. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), que cedeu os espaços no Ginásio Poliesportivo e no Ginásio do Novo Brasil.

“É a primeira vez que essa competição está sendo realizada em nosso município. Desde já agradecer a Prefeitura de Parauapebas e a Semel pela realização desse grande evento com grandes equipes disputando os jogos em nossa cidade. Estamos representando Parauapebas com a equipe do Carajás Handebol Clube e vamos em busca do título de campeão dentro de casa, dentro da nossa jaula”, afirma Roger Moura, coordenador e presidente do Carajás.

Texto: Fábio Relvas

Foto: Welkson Arcanjo