Em situações de desastres, medidas rápidas e eficientes são tomadas em defesa do cidadão
Parauapebas está preparado para garantir a segurança e o bem-estar dos moradores – é o primeiro município do Norte, desde 2021, a ter um Plano de Contingência (Plancon), que visa antecipar cenários de crise e estabelecer medidas eficientes.
Assim, com um plano de contingência eficiente, a gestão municipal está organizada para quaisquer desastres naturais ou tecnológicos que possam acometer a cidade.
E para aperfeiçoar o atendimento das demandas e ocorrências, o Plancon passou por uma revisão conduzida pela Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec).
A entrega do documento atualizado foi feita na última sexta-feira, 2, ao Gabinete do Chefe do Executivo e está disponível para toda a população no site da Prefeitura de Parauapebas.
Para Denis Assunção, secretário municipal de Segurança Institucional, Parauapebas está à frente dos outros municípios, na priorização da segurança da população em momentos de crises.
“O município está avançado em qualquer circunstância que possa ocorrer em desastres naturais, tecnológicos. Estamos preparados para dar uma resposta rápida à população de Parauapebas e um plano de contingência é uma ferramenta fundamental nesse processo”, declara o titular da Semsi.
Com o Plancon atualizado, as autoridades municipais estão ainda mais preparadas para agirem rapidamente em situações de desastres, monitorando e executando as medidas tomadas em cada etapa da crise.
Texto: Ana Freitas
Fotos: Orion Lima
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Parauapebas