Parauapebas é o primeiro município do Norte a ter um Plano de Contingência (Plancon)

publicado: 05/02/2024 11h21

Em situações de desastres, medidas rápidas e eficientes são tomadas em defesa do cidadão

Parauapebas está preparado para garantir a segurança e o bem-estar dos moradores – é o primeiro município do Norte, desde 2021, a ter um Plano de Contingência (Plancon), que visa antecipar cenários de crise e estabelecer medidas eficientes.

Assim, com um plano de contingência eficiente, a gestão municipal está organizada para quaisquer desastres naturais ou tecnológicos que possam acometer a cidade.

E para aperfeiçoar o atendimento das demandas e ocorrências, o Plancon passou por uma revisão conduzida pela Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec).

A entrega do documento atualizado foi feita na última sexta-feira, 2, ao Gabinete do Chefe do Executivo e está disponível para toda a população no site da Prefeitura de Parauapebas.

 

Para Denis Assunção, secretário municipal de Segurança Institucional, Parauapebas está à frente dos outros municípios, na priorização da segurança da população em momentos de crises.

O município está avançado em qualquer circunstância que possa ocorrer em desastres naturais, tecnológicos. Estamos preparados para dar uma resposta rápida à população de Parauapebas e um plano de contingência é uma ferramenta fundamental nesse processo”, declara o titular da Semsi.

Com o Plancon atualizado, as autoridades municipais estão ainda mais preparadas para agirem rapidamente em situações de desastres, monitorando e executando as medidas tomadas em cada etapa da crise.

Texto: Ana Freitas

Fotos: Orion Lima

Assessoria de Comunicação

Prefeitura de Parauapebas