Parauapebas é destaque durante lançamento da Rede Nacional de Observatórios das Mulheres, em Brasília

publicado: 02/07/2026 15h34

Observatório de Gênero do município apresentou metodologia de trabalho e foi reconhecido como referência durante evento promovido pelo Ministério das Mulheres

O município de Parauapebas foi destaque no Lançamento da Rede Nacional de Observatórios das Mulheres e do II Encontro Nacional de Observatórios das Mulheres, realizados nos dias 1º e 2 de julho, em Brasília (DF). O Observatório de Gênero do município compartilhou sua metodologia de trabalho, a experiência de governança intersetorial e os desafios da consolidação da política pública no contexto amazônico.

A apresentação foi conduzida pela coordenadora do Observatório de Gênero de Parauapebas, Jéssica do Carmo Borges Mousinho, durante a mesa “Observatórios e Atuação em Rede”, realizada na quarta-feira (1º), no auditório da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O painel reuniu representantes de importantes observatórios do país para discutir estratégias de fortalecimento da produção e integração de dados voltados às políticas públicas para as mulheres.

Durante sua participação, Jéssica Borges apresentou a metodologia adotada pelo Observatório de Gênero, destacando como Parauapebas vem estruturando a produção, sistematização e integração de dados para qualificar a formulação de políticas públicas. Também ressaltou a importância da atuação em rede por meio do Comitê Gestor do Observatório, formado por representantes das secretarias municipais de Saúde, Educação, Mulher, Assistência Social e Segurança Institucional, além do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e da Comissão de Mulheres Advogadas da OAB Subseção Parauapebas.

Outro ponto abordado foi a construção de estratégias para garantir a sustentabilidade do equipamento, considerando as especificidades da Amazônia e a necessidade de consolidar uma política permanente de produção de informações e monitoramento das desigualdades e das violências que atingem as mulheres.

“Nessa mesa, a convite do Ministério das Mulheres, nós falamos um pouco dessa metodologia e, principalmente, da governança do Observatório de Gênero. Desse arranjo institucional formado e que faz a gestão dessa ferramenta tão importante para a melhoria da política pública para as mulheres. É uma alegria para o nosso município essa representatividade aqui em Brasília. A gente acredita que, com a participação neste evento e os conhecimentos adquiridos nas oficinas, temos tudo para melhorar esse trabalho e entregar resultados com base nos dados integrados em rede”, destacou a coordenadora do Observatório de Gênero de Parauapebas, Jéssica do Carmo Borges Mousinho.

A experiência apresentada por Parauapebas recebeu reconhecimento de representantes de instituições nacionais. Para Maria Teresa Firmino Prado Mauro, do Observatório da Mulher Contra a Violência do Senado Federal, o trabalho desenvolvido pelo município representa uma referência para outras iniciativas em construção no país. “Foi uma alegria ouvir o relato do Observatório de Parauapebas. É um observatório tão novo, mas de uma riqueza tão grande. Um exemplo para outros observatórios que podem e estão sendo criados. Uma inspiração. Agradeço muito o trabalho que está sendo feito e o que ele representa para outros observatórios. Esse evento mostra a importância de interligar os observatórios do Brasil em rede”, afirmou.

A relevância da participação do município também foi destacada pela antropóloga e gerente de Políticas Públicas pelo Fim da Violência contra Meninas e Mulheres do Instituto Natura, Beatriz Accioly, que ressaltou a importância de incluir a realidade amazônica na construção das políticas públicas nacionais. “A presença de Parauapebas é fundamental. Afinal, política pública é vivida nos territórios, e a realidade da mulher amazônida precisa ser olhada com atenção, considerando as especificidades territoriais, comunitárias, raciais e étnicas que a Amazônia traz para o nosso território.”

Promovido pelo Ministério das Mulheres, o encontro reuniu representantes de observatórios, universidades, centros de pesquisa, órgãos públicos, fundações, organizações da sociedade civil e movimentos sociais de todo o país. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a articulação entre os observatórios brasileiros, ampliar o compartilhamento de metodologias e consolidar uma rede nacional voltada à produção de evidências para subsidiar a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas para as mulheres.

A participação de Parauapebas reforça o reconhecimento nacional de uma política pública que, mesmo em fase de consolidação, já contribui para fortalecer a governança, a integração de dados e a tomada de decisões baseadas em evidências, colocando o município entre as referências brasileiras na construção de uma gestão mais qualificada e comprometida com a promoção da igualdade de gênero.

Texto: Rayssa Pajeú

Fotos: Thalita Sousa

Assessoria de Comunicação / PMP 2026