Parauapebas é contemplado pelo programa Leitura por todo o Pará

publicado: 02/03/2024 12h41

O município recebeu do governo do estado 4.400 livros de autores paraenses, que serão entregues para 11 instituições locais

Parauapebas é um dos 144 municípios do estado a serem contemplados pelo programa Leitura por todo o Pará: formação de leitor e intercâmbio cultural”, da Fundação Cultural do Pará.

Em solenidade realizada nessa sexta-feira, 1º, a fundação entregou ao município 4.400 livros de autores paraenses, que serão entregues para instituições locais.

“O programa Leitura por Todo o Pará é um programa institucional do governo do estado. São kits de livros de autores paraenses, editados por editoras paraenses. Nós estamos nos quatro cantos do estado, entregando e incentivando a leitura, a educação e a cultura”, comenta o presidente da Fundação Cultural do Pará, Thiago Miranda.

A entrega foi feita à Secretaria Municipal de Cultura (Secult), responsável por distribuir os exemplares para 11 instituições locais, como a Biblioteca Municipal Hernani Guimarães Teixeira, o Instituto Indígena Botiê Xikrin, a biblioteca do Centro Cultural, o Instituto Mulheres de Barro e a Academia Parauapebense de Letras.

“Vai aumentar o número de acervos nas salas de leitura. E o nosso pedido é para que seja incorporada, nesses kits, produção também daqui do município de Parauapebas”, comenta a titular da Secult, Sandra Santos.

Para o escritor de Parauapebas, Waldyr Silva, o projeto dá visibilidades aos autores paraenses e promove o incentivo à produção de novas obras literárias.

“Esse projeto do governo do estado é importante, porque vai nos motivar ainda mais. Estou satisfeito, porque vai valorizar nossos escritores da cidade e outros mais, de todo o estado”, destaca.

A programação contou com a presença de representantes de diversas instituições locais, como o Conselho Municipal de Cultura, e apresentação multicultural com a participação de professores da Escola Municipal de Música Maestro Waldemar Henrique.

Texto: Sara Dias

Fotos: Orion Lima