Parauapebas divulga o número de queimadas no município

A Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), por meio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), apresentou o primeiro boletim de monitoramento de queimadas.

publicado: 11/07/2023 09h17

O documento foi apresentado durante reunião na manhã desta segunda-feira, 10, na sala de treinamento da Compdec, com a presença dos brigadistas do 23º Grupamento de Bombeiros Militar e representantes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Pará (Cedec).

Os números divulgados compreendem o período de 01 a 30 de junho e são referentes as ocorrências atendidas pela Brigada de Emergência de Parauapebas, parceria entre Defesa Civil Municipal e Corpo de Bombeiros.

Apenas em junho foram contabilizadas 51 queimadas, sendo 10 eventos em áreas de proteção permanente (APPs) e 41 focos registrados em áreas com característica de lotes, no perímetro urbano.

A concentração dos focos de incêndios compreende principalmente os bairros Cidade Jardim e Beira Rio, sendo 19 focos no Cidade Jardim, 05 no Beira Rio e 04 Novo Horizonte, seguidos de 03 focos cada no Alvorá e Fap (Residencial Martine), 02 nos bairros Jardim Canadá, Céu Azul e Parque dos Carajás; e registro de 01 foco de incêndio no Nova Carajás, Alto da Boa Vista, Da Paz, Betânia, Maranhão, Liberdade, Jardim América (Montes Claros), Morada Nova, Parque das Nações, Paraíso, Tropical, Nova Vida e zona rural.

“Nossa Gerência de Monitoramento e Vistoria Técnica detectou a influência do El Niño, que gera uma onda de calor no período de estiagem, e, consequentemente, fez com que nossa Brigada de Emergência começasse a atuar ainda no começo do mês de junho”, reforçou o coordenador da Defesa Civil, Érick Nascimento, durante a apresentação.

Para o tenente-coronel comandante do 23º GBM, Catuaba, recém-chegado à cidade, a integração entre as políticas públicas é de suma relevância para combate das queimadas. “É um prazer conhecer o trabalho difundido pela Defesa Civil municipal e somar forças para combater às queimadas”, declarou o tenente-coronel, destacando que a melhor prevenção é o melhor caminho.

Nos primeiros dias do mês de julho já foram registrados 21 focos de queimadas, números que deixam as equipes em estado de alerta. “Queremos que a população trabalhe em parceria com o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, evitando pôr fogo em lotes e no lixo, e que denuncie essa prática por meio dos canais oficiais 190 ou 193”, finaliza Érick.

A Brigada de Emergência de Parauapebas foi criada em julho do ano passado.

Texto: Sara Nascimento (Semsi)

Fotos: Leila Silva

Assessoria de Comunicação/PMP