Parauapebas conta com Central de Atendimento e Despacho

publicado: 28/11/2022 11h20

A população já pode ligar no 190 e 193, e falar com os atendentes do município. Já os números 153 e 199 estão em processo de transferência.

Integrado à Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), o Centro de Atendimento e Despacho (CAD) já está funcionando no município em caráter de implementação até o próximo dia 8 de dezembro, quando passará da fase de testes.

O CAD é fruto de Acordo de Cooperação Técnica entre Prefeitura de Parauapebas e governo do estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

A implantação da central promove mais eficiência no atendimento aos chamados de urgência e emergência e nos atos delituosos, com atendimento 24 horas.

Assim, em caso de denúncia ou situação de emergência, o cidadão pode ligar diretamente para os tridígitos 190 ou 193, que os chamados já caem automaticamente na Central de Parauapebas, que direciona o atendimento ao Corpo de Bombeiros e Polícia Militar que atuam no município.

As diligências também recebem o apoio da Guarda Municipal de Parauapebas (GMP), do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) e da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), que integram a equipe do CAD.

Estão em processo de transferência da central de Marabá para Parauapebas, os números 153, da Guarda Municipal; e o 199, da Defesa Civil.

De acordo com o secretário municipal de segurança institucional, Denis Assunção, é importante a integração das forças para aumentar a segurança dos munícipes, que, agora, contam com mais agilidade nos atendimentos.

“Essa central vem para facilitar e otimizar o atendimento ao público, garantindo mais rapidez e eficiência na resolução dos casos de assaltos e acidentes. Essa integração entre as forças de segurança facilita também, em alguns casos, as investigações da Polícia Civil”, explica.

Texto: Sara Nascimento

Fotos: Leila Silva