Parauapebas conclui Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Turismo

publicado: 13/03/2023 14h11

Como parte das etapas de incentivo a implantação da atividade no município foi entregue o Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Turismo em Parauapebas. O documento foi elaborado através de parceria público-privada.

Mais um sonho já é realidade em Parauapebas. O setor de turismo avança mais uma etapa na implantação de uma matriz econômica alternativa à mineração.

O Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Turismo em Parauapebas, entregue na última sexta-feira, 10, no Plenarinho da Câmara de Vereadores, é resultado de um trabalho de coleta de dados com especialistas que avaliaram a realidade local com grupos que fazem parte do trade de turismo da cidade. 

“Para nós, que somos militantes dessa causa já há bastante tempo, é muito importante recebermos esse estudo. Ele é um norte pra nós e um estímulo para podemos seguir em frente. O documento foi construído por nós, não foi uma empresa que veio de fora e elaborou de qualquer jeito, não. Ele foi construído a quatro mãos. Ouvimos todos os atores, empresários do setor e de lideranças que Parauapebas e a partir disso, fez-se um belo programa e eu estou muito satisfeito porque ele realmente representa aquilo que a gente imagina e sonha”, celebra o prefeito Darci Lermen.

Mayara Morais, secretária de Turismo comemora o cumprimento de mais uma etapa importante para o desenvolvimento econômico do município. “Hoje recebemos a devolutiva do plano, que vai nos trazer um norte mais sólido para definir os próximos passos. Será possível estruturar melhor o nosso turismo”, destaca a secretária.

A mineradora Vale e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) são parceiros deste trabalho que foi elaborado em quatro meses de visitas técnicas, pesquisas com atores locais e experiências nacionais e internacionais de municípios que se destacam por ter atividade turística como matriz econômica consolidada.

“Contratamos a empresa EY Bulding para o desenvolvimento do Plano Estratégico de Turismo dentro de uma visão de mineração sustentável, de integração e de criação de alternativas para o desenvolvimento econômico, geração de renda e emprego na área de Parauapebas. Eu estou muito otimista estampando uma série de potenciais que podem ser concretizados e tudo sempre no espírito de parceria entre iniciativa privada e poder público”, explica Marcelo Klein, diretor de Gestão de Territórios da Vale.

Esta etapa faz parte de uma estratégia maior da gestão pública em preparar o município para manter a economia ativa depois do ciclo da mineração. A entrega do Parque dos Ipês, Complexo Turístico de Parauapebas e as obras do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas são alguns exemplos de ações integradas.

Texto: Andréa Reis

Fotos: arquivo Ascom

Assessoria de Comunicação/PMP