Parauapebas atinge meta de vacinação contra a poliomielite

publicado: 04/11/2022 17h23

Após dois meses de campanha intensa, prefeitura consegue proteger 95% das crianças com idade de 1 a menores de 5 anos contra uma grave doença que voltou a preocupar o mundo. Os pais que ainda não imunizaram seus filhos ainda podem levá-los às UBS.

Faltou bem pouco para a Prefeitura de Parauapebas vacinar todas as crianças de 1 a menores de 5 anos de idade contra a poliomielite: 95% estão agora protegidas contra uma grave doença que voltou a assombrar o mundo todo.
Das 15.901 crianças com idade para receber a vacina no município, 15.151 foram imunizadas até 30 de outubro passado quando foi encerrada a campanha com um resultado que deixou aliviada a prefeitura, especialmente os profissionais da Saúde.

Afinal, foi preciso prorrogar o fim do período de vacinação de 30 de setembro para 30 de outubro diante da baixa adesão à vacinação pelos pais das crianças. Com prorrogação, muito trabalho para convencimento dos pais.
Dentre as estratégias utilizadas neste período pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foi realizada busca ativa em ambientes onde há concentração do público: shopping, Parque dos Ipês, creches e escolas (rede pública e particular) e, ainda, porta a porta.
Houve também a sensibilização dos profissionais para ações externas e, até mesmo, fora da abrangência das Unidades Básicas de Saúde (UBS) para a busca das crianças na idade para se vacinar contra a pólio.
“Após quase 60 dias exaustivos de campanha, graças ao empenho da gestão somado ao esforço sem medidas dos profissionais que levam diretamente a vacina a essas crianças, chegamos a mais um resultado de sucesso”, comemorou a diretora de Vigilância em Saúde, Michele Ferreira.
Os pais que não levaram seus filhos para vacinar contra a poliomielite ainda podem procurar qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). São 750 crianças que ainda precisam receber a última dose.
“Os pais e responsáveis precisam ser conscientes quanto à importância da vacinação. O risco de a pólio voltar ao nosso País é eminente. Não podemos deixar brecha, assim precisamos manter a carteira de vacina das nossas crianças sempre atualizadas”, alertou Michele Ferreira.

O secretário municipal de Saúde, Gilberto Laranjeiras, reforçou: a prevenção continua a ser o melhor caminho. “Cada pai, cada mãe, cada responsável que fez a sua parte, amanhã receberão o abraço de gratidão de seus filhos, pois não tem nada mais gratificante do que poder ver nossos pequenos crescendo saudáveis e cheios de energia. Reitero aqui meu compromisso com a saúde de nossa gente, sempre buscando melhorar cada dia mais”, enfatizou o gestor.

Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP
Prefeitura de Parauapebas