Para estufar o peito: atletas de Parauapebas conquistam 13 medalhas no Campeonato Mundial de Karatê

publicado: 03/11/2022 18h03

Hoje, 3 de outubro, foi um dia muito especial para toda a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), que se reuniu no Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC) para recepcionar os atletas que participaram do Campeonato Mundial de Karatê, realizado em Veneza, na Itália.

Entre 1,2 mil atletas de 38 países, os parauapebenses retornaram com o peito cheio de vitórias: 13 medalhas. “Mostra que o nível técnico está muito alto e Parauapebas foi muito bem representada por esses atletas que estão no ranking da Confederação Brasileira, que foram lá e mostraram o poder do karatê de Parauapebas”, orgulha-se o mestre Renshi Josberto Girão, vice-campeão na modalidade Kata.

Melhor que o mestre foi o carateca Marcos Pietro Silva, aluno do Pipa e o grande campeão do torneio em Kata. “Todos nós voltamos vitoriosos e eu fui um dos que voltou campeão”, disse ele. “Esse é um privilégio gigante, que eu agradeço muito. Não é qualquer um que pode ir na Itália competir, voltar campeão. Foi muito difícil, mas graças a Deus nós voltamos campeões”, comemorou Marcos.

Quem também voltou vitorioso do campeonato, na categoria de pessoa com deficiência, foi o servidor Geová Rodrigues Botelho, da Semas, que representou a Associação Girão de Artes Marciais e a Seleção Brasileira de Karatê. Geová conseguiu a medalha de ouro e o título de tricampeão mundial na categoria PcD.

O talento dos parauapebenses no campeonato garantiu ao Brasil o 3º lugar no quadro de medalhas, ficando atrás somente da Itália e Romênia. Quem esteve presente na solenidade foi o vice-prefeito de Parauapebas, João Trindade, representando a gestão municipal.

“Nós, comunidade, governo, nos sentimos muito orgulhosos, felizes pelos nossos garotos. Temos que agradecer a eles, ao professor Girão por esse trabalho, por essa conquista internacional que nos orgulha muito. Isso reforça mais uma vez o trabalho que o governo vem fazendo”, enalteceu o vice-prefeito.

João do Verdurão referiu-se ao apoio e incentivo que a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Semel) e da Semas, com o Pipa, tem dado às crianças, adolescentes e jovens do município.

“O esporte educa, transforma, muda para melhor o rumo da vida das nossas crianças, nossos adolescentes. Então, o governo, de uma forma geral, tem dado total apoio e incentivo para o esporte. Somos um celeiro de caratecas e agora a gente vê esse resultado sensacional para nosso município e principalmente para nossos atletas e famílias. Estão todos de parabéns!”

Texto: Nívea Lima – Ascom/PMP

Revisão: Hanny Amoras – Ascom/PMP