Pará e PFC conquistam o título da primeira edição do Parauapebas Cup no Complexo Esportivo

publicado: 19/11/2022 21h39

A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Semel, estimulou e incentivou a garotada do sub-13 e do sub-15 das escolinhas de futebol de campo

A bola rolou na manhã deste sábado, 19, para as finais da primeira edição do Parauapebas Cup. A competição contou com a participação de 25 equipes de escolinhas de futebol do município e região, tendo como os finalistas Pará e União pela categoria sub-13, e Parauapebas Futebol Clube (PFC) e Projeto Esporte e Cidadania (PEC) pelo sub-15. Apesar do tempo chuvoso, os pais dos atletas compareceram para incentivar seus filhos no Complexo Esportivo do bairro Rio Verde.

“Hoje estamos aí encerrando esse campeonato com essa grande final aqui. Pra gente é um prazer muito enorme, muito gratificante ver que o trabalho da secretaria está trazendo frutos em relação aos atletas, aos jovens, aos adolescentes que estão participando de várias modalidades, não só esse campeonato, mas de várias modalidades que tem sido realizada pela secretaria”, disse Jorge Guerreiro, secretário adjunto da secretaria de Esporte e Lazer.

O evento realizado pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) teve como objetivo estimular e incentivar os garotos das categorias sub-13 e sub-15 a praticarem o esporte através do futebol, em uma competição que possibilitou a disputa acirrada entre as escolinhas, aumentando o sonho de cada garoto em se tornar um jogador profissional.

“Hoje é dia de festa na final da primeira edição do Parauapebas Cup categoria sub-13 e sub-15. Proporcionar esporte para essa garotada que sonha em ser jogador de futebol e através deles competindo entre si, em grandes jogos, de alto nível. Esperamos ter alcançado a expectativa. A gente ver o brilho no olhar dos atletas que é de muita alegria”, destaca Dinho Marcos, coordenador de esporte da Semel.

O jogo que abriu as finais do Parauapebas Cup foi o confronto entre os times Pará e União pela categoria sub-13. Melhor em campo, o time do Pará abriu dois gols de vantagem ainda no primeiro tempo de jogo, com os tentos de Eliel e Samuel. Na etapa complementar, a equipe do União até tentou diminuir o placar, mas acabou sofrendo o terceiro gol assinalado por Victor Oliveira. Resultado final: Pará 3 x 0 União. O Pará Futebol Clube foi o grande campeão da categoria sub-13.

“Eu fico feliz pela vitória por sagrar nós campeão aí. Só tenho a agradecer o professor Alex, o professor Arnaldo, o professor Sérgio que está me apoiando, e também agradecer a Semel que está organizando esse campeonato e que possa aparecer oportunidade para os atletas”, afirma Victor Oliveira, zagueiro do Pará Futebol Clube, autor do terceiro gol que garantiu o título a equipe.

Logo após, entraram em campo os times do Parauapebas Futebol Clube e do Projeto Esporte e Cidadania. O jogo foi bastante disputado e equilibrado, mostrando uma certa rivalidade entre as equipes. O PFC aproveitou uma bola parada para abrir o marcador. Após cobrança de falta pela direita, o meia Hudson Kaíke apareceu de surpresa no meio da área para desviar para o fundo do barbante, decretando a vitória do Parauapebas, por 1 a 0, e confirmando o título do PFC na categoria sub-15.

“Primeiramente eu quero agradecer a Deus e agradecer a Semel por está dando oportunidade para a rapaziada, para a garotada que quer ser um jogador profissional, que fé em Deus um dia eu vou conseguir e se não fosse o meu grupo ali, que é um grupo muito forte, eu não seria nada. Então eu agradeço aí a Semel e o gol é para a minha mãe e para o meu pai”, afirma o meio-campo Hudson Kaíke, autor do gol que deu o título ao Parauapebas.

Após as partidas, aconteceu a premiação para os melhores do Parauapebas Cup. Pelo sub-13, Augusto do União levou o troféu de artilheiro com oito gols marcados e Ítalo Alves do Pará foi eleito o melhor goleiro da competição. Já no sub-15, o artilheiro foi Diego do PEC, que assinalou oito gols, enquanto que Marcos Vinícius do PFC recebeu o troféu de melhor goleiro. Os campeões e os vices das duas categorias, também receberam troféus e medalhas.

Texto: Fábio Relvas

Fotos: Lenno Costa