Orquestra Vai à Praça: projeto volta a Parauapebas nessa sexta-feira, 24

publicado: 23/11/2023 14h37

Com entrada gratuita, o novo concerto será realizado, às 20h, no Centro Cultural Parauapebas

O projeto Orquestra Vai à Praça, iniciativa da TheRoque Produções, que conta com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio da Prefeitura de Parauapebas, volta ao município para apresentação extra. Com entrada gratuita, um novo concerto será realizado nessa sexta-feira, 24, às 20h, no Centro Cultural Parauapebas.

A apresentação é uma resposta ao pedido do público, que lotou a apresentação realizada em outubro deste ano. Na ocasião, a Carajazz Marabá Orquestra, uma big band formada por músicos marabaenses, apresentou, na praça Mahatma Gandhi, repertório variado composto por clássicos da música maranhense e paraense, além de MPB e rock.

O coordenador do projeto, Jackson Gouveia, diz estar animado com a apresentação extra da big band. “O Orquestra Vai à Praça foi um sucesso absoluto em Parauapebas. O público lotou a praça, cantou e dançou ao som das músicas da orquestra. Estamos muito felizes com o resultado do projeto e, por isso, decidimos realizar uma apresentação extra. Acreditamos que essa será tão especial quanto nossa primeira apresentação aqui na cidade”, afirma.

Além de Parauapebas, os concertos já passaram pelos municípios de Marabá, e São Pedro da Água Branca e Açailândia, ambos no Maranhão. Por onde passou, a Carajazz Marabá Orquestra foi bem recebida pelo público.

“A música e a cultura precisam estar acessíveis para todo mundo”, afirma a professora de Parauapebas, Natália Farnesi. “Uma das coisas mais maravilhosas é isso aqui, a galera curtindo, vibrando, de forma inclusiva, democrática e acessível”, diz a educadora.

Repertório – O repertório da Carajazz Marabá Orquestra apresentado no Orquestra Vai à Praça é variado, incluindo composições como “Deixa a vida me levar”, “Sá Marina” e “Beat it”. Fazem parte do concerto, ainda, obras de compositores regionais, como Papete e uma homenagem a Paulo André Barata com a música “Foi Assim”. Os arranjos são assinados pelos músicos Walkimar Guedes, Ney Conceição, Ademir Júnior, Richard Eddy e Arturo Sandoval.

Mais sobre o projeto – O Orquestra Vai à Praça tem o objetivo difundir a música instrumental brasileira. Por onde tem passado, contribuiu para a democratização da cultura, levando essa linguagem artística de forma gratuita para todos os públicos, incluindo alguns que não teriam acesso a esse tipo de espetáculo cultural.

Outro diferencial é que o projeto promove a integração social e o desenvolvimento cultural das cidades que o recebem. Ao reunir pessoas de diferentes classes sociais e origens, os concertos da Orquestra Vai à Praça contribuem para democratização do acesso à cultura.

O projeto conta também com parceria do Centro Cultural Mulheres de Barro e do Instituto Sorri.

Texto: Janaina Amorim/Osquestra Vai à Praça (com adaptações de Sara Dias/Ascom PMP)

Fotos: Bill Waishington

Assessoria de Comunicação | PMP