Operações especiais de trânsito visam maior segurança nas vias

publicado: 17/03/2023 13h54

O Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) tem reforçado a fiscalização em Parauapebas – um dos pilares da segurança do trânsito, segundo o Código de Trânsito Brasileiro. Em conjunto com outras forças de segurança do município, como a Guarda Municipal, a Polícia Militar e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), são realizadas constantemente operações especiais. A iniciativa faz parte da estratégia para redução de sinistros e maior segurança viária.

Durante as abordagens em operações especiais são verificadas as condições de regularidade do veículo, a documentação dos condutores e feitos testes com uso de etilômetros para fiscalizar os casos de alcoolemia, este último, está entre as ocorrências mais comuns.

Nos dois primeiros fins de semana deste mês, as forças de segurança já realizaram duas grandes operações e estiveram em pontos estratégicos para orientar e conscientizar condutores quanto ao respeito às leis de trânsito e, com isso, reduzir acidentes. Durante as operações, foram abordados mais de 290 condutores de veículos – entre carros e motocicletas, foram notificados 34 casos de condutores após apresentarem sinais de embriaguez e um motorista foi conduzido à Delegacia por desacato. Além disso, 40 veículos foram removidos ao pátio por irregularidades e realizadas 86 notificações de veículos em desconformidade com a lei.

Segundo James Costa, coordenador de trânsito do DMTT, as operações buscam tornar as ruas mais seguras para todos. “Entendemos que manter motoristas na conformidade da lei cria uma cultura de reconhecimento da legislação de trânsito, o que diminui o risco de sinistros, causados em sua maior parte pela falta de respeito à regulação”, comenta o coordenador.

Ainda de acordo com o órgão, entre as notificações mais recorrentes estão: condução de veículo sem CNH, sem licenciamento e sem placa; falta do cinto de segurança e do capacete, e transitar em calçadas e na contramão.

Texto: Juliano Corrêa

Fotos: Arquivo DMTT