“Operação Vidas por Um Fio” intensificará fiscalização em Parauapebas

Encerrou nesta quarta-feira, 21, a parte educativa da Operação Vidas Por Um Fio, que fala sobre o uso de materiais cortantes em pipas. A ação ocorreu na Escola Eurides Santana, no bairro Rio Verde.

publicado: 22/06/2023 12h11

Desde o início de junho a Equipe do Grupamento Comunitário Escolar (GCE), da Guarda Municipal de Parauapebas (GMP), realizou nas unidades escolares mais de 230 palestras relacionadas aos cuidados ao empinar pipa e sobre a proibição do uso e da venda do cerol e linha chilena, além de outros materiais cortantes em pipas e papagaios, expressas na Lei Municipal 4.905/20.

“Esses dias foram muito proveitosos, pois percorremos diversas escolas, alertando boa parte do público infantil e juvenil sobre a importância de brincar longe da fiação elétrica, de ruas e áreas residenciais para evitar colocar tanto a vida de quem brinca, com riscos de atropelamentos ou atingir motociclistas, causando algum tipo de lesão ou até mesmo a morte”, enfatizou o guarda municipal Roniel Silva, que faz parte da equipe do GCE.

A mensagem “Quem usa cerol, brinca com a vida” foi replicada muitas vezes na campanha promovida pela Prefeitura de Parauapebas, por meio pela Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi). Todas as ações da campanha são realizadas pela Guarda Municipal de Parauapebas (GMP).

“Estamos bem próximo do mês de julho, período das férias escolares, em que crianças e adolescentes têm mais tempo livre para soltar pipa com os amigos, por isso, todo cuidado é pouco e é necessária toda segurança para que essa brincadeira aconteça de forma saudável. Então a recomendação é uso de linha de algodão, longe de redes de energia e sempre com a supervisão de um responsável”, explica o comandante da GMP, Giego Lúcio.

Agora, a “Operação Vidas Por Um Fio” segue com a parte de fiscalização. Em caso de flagrantes de pipas e papagaios com linhas cortantes, a recomendação é que o cidadão ligue para a Central de Atendimento e Despacho (CAD), no tridígito 190, ou entre em contato pelo WhatsApp do Centro de Controle e Operações (CCO), via 94 99278-0431.

Texto: Sara Nascimento

Fotos: Leila Silva e Júnior Lopes