Operação Vidas por Um Fio: Guarda Municipal inicia semana educativa sobre proibição de cerol em pipas

publicado: 01/06/2023 16h40

Dias ensolarados são uma ótima pedida para as crianças e adolescentes, que esperam essa época do ano para empinar pipa. E para que essa prática aconteça com todo cuidado necessário, a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), por meio da Guarda Municipal de Parauapebas (GMP), dá início à semana educativa da Operação Vidas por Um Fio, que consiste na sensibilização quanto à proibição do uso da linha chilena e cerol, de acordo com a Lei nº 4.905/20.

Nesta quinta-feira, 1º, a equipe do Grupamento Comunitário Escolar (GCE) da Guarda Municipal esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental  Josiane Salazar, no bairro Tropical, para orientar os alunos sobre a legislação e os problemas causados pelo uso das linhas cortantes em pipas.

“Vamos estar em vários bairros da cidade, principalmente nas comunidades escolares onde foi mapeada a incidência de casos do uso de cerol e outros materiais que coloquem em risco as vidas das pessoas”, explica Raimunda Vieira, inspetora da GMP, que compõe a equipe do GCE, afirmando, ainda, que esse primeiro trabalho é para prevenir a prática.

No diálogo realizado tanto nas salas de aula quanto no pátio da escola, a equipe alerta os alunos sobre o perigo da utilização de cerol e orienta que as crianças e adolescentes busquem locais seguros para empinar pipas. “Também é muito importante que essa brincadeira seja feita longe de fios e da rede elétrica. E nunca retire pipas presas em fios”, recomenda a inspetora.

O comandante da GMP, Giego Lúcio, reforça que a lei se aplica também para a venda do cerol. “A legislação é clara quanto à proibição do uso, comercialização, distribuição e produção do cerol ou qualquer outro material cortante, como a linha chilena”, explica.

As palestras educativas na rede municipal de ensino seguem até o dia 21 de junho como parte da Operação Vidas Por Um Fio. Após esse período, a fiscalização será intensificada.

A população pode denunciar as irregularidades dos materiais cortantes nas linhas das pipas, por meio da Central de Atendimento e Despacho (CAD), pelo 190 ou no Centro de Controle e Operações- CCO, no 94 99278-0431.

Texto: Sara Nascimento/Semsi

Fotos: Leila Silva/Semsi