No último dia 4, de maneira conjunta, as forças de segurança do município e do estado deram início à Operação Heimdall 5.0, visando o combate à criminalidade e à redução dos índices de acidentes no trânsito. Em pontos estratégicos, os agentes intensificaram as orientações aos condutores e reforçaram as fiscalizações em geral.
Além do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) e da Guarda Municipal de Parauapebas, a ação integrada contou ainda com a atuação das polícias Civil e Militar, além do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran).
Nos três primeiros dias de operação, as forças de segurança realizaram mais de mil abordagens a veículos; recuperação de duas motocicletas com registro de roubo; 124 autos de infração; 70 notificações; 50 remoções de veículos.
Os agentes notificaram também crimes de trânsito, entre eles, oito registros de alcoolemia, onde os condutores foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil.
Além disso, a Polícia Militar ainda fez a captura de um foragido da justiça. Nesta primeira semana, a Heindall 5.0 envolveu, de forma planejada e coordenada, a participação de mais de 200 agentes de segurança e cerca de 40 veículos, entre motocicletas e viaturas.
Denis Assunção, titular da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), destaca a importância da sinergia entre as forças de segurança, reafirmando o compromisso com a população. “Vamos sempre buscar essa parceria. Essa união é necessária para dar continuidade a um trabalho que tem um único propósito, que é a segurança dos nossos munícipes,” afirma o secretário.
De acordo com a diretora interina do DMTT, Luciene Lima, durante a operação também foi verificado o cumprimento de normas de trânsito. “Juntamente com o Detran, verificamos as condições de regularidade, circulação de veículos, e realizamos testes com o uso de etilômetros para fiscalizar os casos de alcoolemia”, explica.
O comandante da Guarda Municipal, Giego Lúcio, reforça a importância da união entre as instituições e que operações dessa natureza devem ser realizadas com frequência. “Atuar em conjunto com as demais forças é essencial para a segurança de todos. Nosso município cresce a cada dia e isso requer uma força-tarefa para garantir mais tranquilidade à nossa população”, destaca.
A operação percorreu diferentes localidades e segue até o fim deste mês.
Texto: Joice Lima/Semsi
Fotos: Operação Heimdall
Assessoria de Comunicação/PMP