Oficina de chocolate no Centro Comunitário Vale do Sol gera oportunidades para mulheres

publicado: 03/05/2023 18h53

Famílias reassentadas no bairro Vale do Sol, pelo Prosap, têm no centro comunitário a oportunidade de se qualificar e conquistar espaço no mercado do trabalho

Aprender sobre técnicas de produção de chocolate para produzir em casa, comercializar e gerar renda extra. Esse é o objetivo da oficina ministrada na última semana para 25 mulheres que integram as famílias reassentadas no bairro Vale do Sol pelo Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), em 2020.

“Antes eu morava no Riacho Doce, área de risco, lá era difícil. A gente foi reassentado pra cá, pelo Prosap, aqui teve mais uma melhora de vida. E sobre os cursos, aqui a gente consegue fazer, é muito bom para aprender coisas novas que podem ajudar a gente a ganhar uma renda, trabalhando em casa”, disse Olívia Vieira.

As aulas foram ministradas no Centro Comunitário Vale do Sol, em parceria com a associação de moradores do bairro Vale do Sol. “Essa oficina é bem especial, porque teve a ajuda direta da Jafet, uma moradora aqui do reassentamento, que também veio de área de risco. Ela fez curso aqui com a gente e hoje ela repassa o conhecimento dela pra comunidade durante a oficina”, informa Eliete Araújo, coordenadora do Vale do Sol.

Facilidade para as mães

Para ajudar mães da comunidade a participarem das oficinas e cursos ministrados no Centro Comunitário Vale do Sol, a gestão oferece programação para as crianças durante o período das aulas. “A gente tem uma equipe que cuida dessas crianças com atividades lúdicas, brincadeiras, rodas, lanche para as crianças todos os dias, enquanto as mães estudam, as crianças ficam bem assistidas”, acrescenta Eliete.

Texto: Karine Gomes
Fotos: Amílcar Martins e arquivo Prosap