Obras no Parque Linear da Juventude seguem em ritmo acelerado

publicado: 05/11/2021 15h02
A estrutura em construção contará com quadras, palco de eventos e pista de caminhada

As equipes de obras trabalham em ritmo acelerado para entregar o Parque Linear da Juventude, localizado no bairro Chácara do Sol, até o fim do ano. Os moradores que residem nas proximidades estão contentes pela obra no local, antes eles sofriam com odores e outros problemas de saúde pública decorrentes do canal de águas pluviais que cortava a rua Belém.

Sueli Carneiro, moradora do bairro, lembra que antes das obras a situação era complicada, “tinha muito mato, animais peçonhentos, até se locomover era difícil. Agora, a expectativa é só alegria e felicidade. Moro aqui há 17 anos e, vendo hoje a obra sendo executada, é um sonho realizado, não só meu, mas de todos os moradores,” relata.

O parque contará com três quadras: uma de areia, uma society e uma poliesportiva; quiosques para venda de alimentação e bebidas; palco de eventos; ciclovia; pista de cooper. Parte das estruturas das quadras já está pronta para o trabalho de acabamento e o canal foi substituído por uma rede de drenagem subterrânea para águas pluviais, formada por aduelas, em construção.

A rede de drenagem está em fase de concretagem das aduelas. Importante destacar que essa rede será interligada com as obras do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), na região antigamente conhecida como palafitas.

“O próximo passo depois da concretagem será a cobertura das aduelas, com o aterro retirado no próprio processo de escavação para instalação delas. Em seguida, serão iniciadas as construções das demais estruturas do parque”, explica Jhon Duarte, engenheiro civil da Secretaria Municipal de Obras (Semob) e fiscal do contrato.

A construção do parque iniciou em abril de 2020 e integra um conjunto de investimentos da prefeitura para dotar o município de mais espaços de lazer e atividades esportivas. “Estamos transformando essa região da Chácara do Sol, um local que estava meio abandonado, terá em breve mais vida e brilho com nossos jovens e comunidade usufruindo do parque que estamos construindo”, afirma Wanterlor Bandeira, secretário de Obras.

Texto: Karine Gomes/Marcelo Duarte

Fotos: Kelson Araújo